M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A baixa popularidade dos automóveis movidos a célula de combustível está relacionada com o volume reduzido da produção de hidrogénio necessário para que mais veículos possam usar este combustível ecológico. Felizmente, em Espanha já estão a pensar nisto, pois a empresa energética Acciona vai construir uma central de painéis solares com o propósito específico de usar esta energia para produzir hidrogénio.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Desta forma, não só vai ser produzido um combustível que não emite emissões poluentes, como o próprio método de produção do hidrogénio também vai ser limpo. A central solar vai ser construída na ilha de Maiorca, nas Baleares, e representa 41 milhões de euros de investimento público. A Acciona vai ficar com os direitos de produção. Para as autoridades locais, esta produção de hidrogénio vai abrir a porta para a introdução de uma frota de autocarros para uso como transporte público, equipados com células de combustível. Estes autocarros vão substituir a frota atual movida a hidrogénio ou gás natural.

Este projeto é o primeiro do género na Europa, e vai ajudar as ilhas Baleares a tornarem-se auto-suficientes em termos de produção energética, sem a necessidade de importar combustíveis fósseis tanto para os seus transportes públicos como para a produção de energia para uso caseiro. Também faz parte de um programa do governo local para melhorar a produção industrial do arquipélago espanhol, localizado no Mediterrâneo e que geralmente depende do turismo para entrada de capitais.