M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Imagine que podia mover-se de um lado para outro para viver, mas que a sua casa móvel era tão confortável como um quarto de hotel. Ao mesmo tempo, podia viver sem se ligar à rede elétrica, pois toda a energia é fornecida por painéis solares montados no telhado e uma turbina eólica portátil. É esta a proposta da Ecocapsule, um projeto construído na Eslováquia, que pretende tornar uma casa o mais ecologicamente neutra possível.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Ecocapsule tem 4,67 metros de comprimento, 2,20 de largura e 2,50 de altura, com um peso de duas toneladas. Tem 8,3 metros quadrados no interior, espaço suficiente para uma ou duas pessoas viverem. A casa de banho foi criada para poupar o máximo de água possível, e toda a energia pode ser aproveitada de fontes renováveis, com os painéis solares a gerarem 600 watts e a turbina eólica 750. Esta tem a vantagem de poder funcionar durante 24 anos, e a eletricidade é acumulada numa bateria de 9kWh (que pode ser ligada a uma tomada, em caso de emergência). Tem móveis e wifi incluídos.

Apesar de poder ser transportável, não serve para viajar constantemente, mas pode escolher ficar alguns meses num local e mudar-se para outro lado quando se fartar da paisagem. A Ecocapsule pode ser transportada num atrelado convencional, ou dentro de um contentor, até ao próximo destino. Foram construídas 50 casas, por 79.900 euros, mas futuros exemplares da casa móvel vão ser mais baratos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.