A Ponte Sarajevo, em Barcelona, foi reconstruída em 2014 para se tornar um símbolo de ecologia e vida saudável na cidade espanhola. O projeto, feito pela BCQ, transformou um antigo viaduto para automóveis num mini-jardim onde pessoas podem descansar, e onde a própria estrutura da ponte é usada para limpar elementos poluentes da atmosfera.

O segredo é o cimento fotocatalítico, descrito pela primeira vez em 2006, que incorpora uma camada de dióxido de titânio. Esta camada interage com elementos poluentes sob a luz solar, prendendo-os e decompondo-os em compostos simples como dióxido de carbono, que depois é limpo através da água da chuva, em vez de regressar à atmosfera.

Quando foi reconstruída, a ponte eliminou todo o tráfego automóvel, passando apenas a poder ser atravessada por peões e transportes sem motor, como bicicletas. Um pequeno jardim, feito essencialmente de plantas trepadeiras, serve para gerar oxigénio na área, além de oferecer um ambiente agradável para os transeuntes pararem uns minutos e sentarem-se nos bancos a ler um livro ou simplesmente a ver os carros passar

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.