M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Construir uma vivenda num terreno é o sonho de muitos, mas as complicações aparecem quando é preciso fazer obras de expansão. A Cover, uma construtora de Los Angeles, propõe a criação de casas modulares, de construção rápida, usando técnicas de impressão em três dimensões, que tornam remodelar uma habitação muito mais fácil e barata.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Estas casas modulares são projetadas de acordo com as dimensões e terreno da propriedade. A Cover usa as medições obtidas no terreno para construir a casa num simulador 3D, partindo tanto do zero como usando uma estrutura já existente para uma nova expansão. A construção da estrutura é feita em paralelo com a montagem dos alicerces, permitindo construir uma casa em apenas uma semana.

As casas modulares são energeticamente mais eficientes, graças aos materiais usados na estrutura e no isolamento. A estrutura permite montar amplas superfícies vidradas, usando materiais como árgon para contribuir para o isolamento, bloqueando também o ruído exterior e os raios ultravioletas mais agressivos.

Este tipo de construção poderia ser usado em Portugal para acelerar a produção de moradias próprias, tanto nos subúrbios dos centros urbanos como em zonas rurais. Além do seu processo de produção, que reduz bastante os custos de construção da casa, a Cover também trata de todo o processo de legalização, algo que também poderia ser explorado por quem utilizasse este processo de produção de casas modulares.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.