M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Imagine que, em vez de usar a sua eletricidade caseira para carregar a bateria do seu automóvel elétrico, usava a energia acumulada na bateria para dar luz à sua casa durante a noite. Esse é o propósito da Dendo Drive House, uma proposta criada pela Mitsubishi Motors que integra o seu automóvel na rede elétrica pública, baixando a conta da eletricidade para a sua casa.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Dendo Drive House, ou DDH, é composta pelo seu automóvel elétrico, um carregador bidirecional, painéis solares e uma bateria pensada para uso caseiro. Com este sistema integrado, pode usar os painéis solares para carregar a bateria do seu carro durante o dia, sem recorrer à rede pública da eletricidade. Depois, pode usar a energia acumulada durante o dia para dar energia à sua casa durante a noite, ou então para ter luz em caso de emergência, como um corte geral de eletricidade na sua vizinhança.

A Mitsubishi anuncia grandes reduções nos custos com a eletricidade com a instalação do sistema DDH, assim como uma redução nas emissões de dióxido de carbono. Usando energia produzida localmente, é também ecologicamente mais eficiente, contribuindo para menores perdas energéticas e para menos emissões de carbono a níveis regionais e nacionais, pois não necessita de consumir energia fornecida por centrais termoelétricas.

Fica ainda por esclarecer se, ao utilizar energia da bateria do automóvel durante a noite, quanta sobra para a utilização diária do veículo. A ligação V2G (“vehicle to grid”) é útil em caso de emergência, mas não é prática num uso diário.