Estudo ADAC: Motores Diesel mais recentes quase não emitem NOx

25/02/2019

Encarados de forma negativa nos últimos anos e com a sua popularidade em decréscimo, os motores turbodiesel têm o seu futuro em risco, havendo quem aponte a sua redução em número e em importância no futuro próximo. Porém, um estudo independente da instituição alemã ADAC revelou que alguns dos mais recentes motores Diesel estão já num patamar de enorme limpeza no que diz respeito às emissões de óxido de azoto (NOx) para a atmosfera.

Se em termos de emissões de dióxido de carbono (CO2), os motores turbodiesel de nova geração são conhecidos pela sua eficácia, o estudo efetuado pelo clube automóvel alemão, o ADAC, aponta também resultados que surpreendem no caso de alguns dos Diesel analisados já ao abrigo da norma Real Driving Emissions (RDE), que avalia as emissões dos veículos em condições reais de condução.

Assim, entre os dados revelados estão aqueles que apontam os motores mais recentes da Mercedes-Benz, Opel e BMW como altamente eficientes, com o C220 d a emitir 0 mg/km de NOx, enquanto o BMW 520d Touring emite uma quantidade irrisória de 1 mg/km, o mesmo valor que o obtido na avaliação ao Opel Astra 1.6 Turbo D. Ainda na senda de números baixos, o BMW 520d Steptronic teve um valor de 5 mg/km e o Citroën Berlingo 1.5 BlueHDI 130 teve um resultado com apenas 7 mg/km de NOx.

O VW Golf 1.6 TDI SCR também teve resultados bastante baixos, com um valor de 14 mg/km, seguido pelo Audi A8 50 TDI. O Honda Civic 1.6 i-DTEC foi, por oposição, o automóvel ensaiado com número mais elevado de partículas de NOx, com 101, ainda assim bastante abaixo do valor de tolerância de 168 mg/km estabelecido pela Comissão Europeia.

Recorde-se que os veículos com norma Euro 6 têm um limite de emissões de NOx de 80 mg/km, mas para poderem ter um tempo de transição, os veículos Euro 6 e Euro 6d-TEMP têm um valor de tolerância – que tem em conta eventuais discrepâncias nos métodos de análise da RDE – de 2.1, o que permite aos modelos com motor Diesel matriculados a partir de setembro de 2019 emitirem um valor de 168 mg/km e a partir de janeiro de 2020 o valor de tolerância baixará para 1.43, ou seja, apenas cerca de uma vez e meia mais do que o limite de 80 mg/km (será de 114 até atingirem os 80 posteriormente). Nos veículos a gasolina, o limite é de 60 mg/km nos ensaios de estrada (havendo tolerância até 126 mg/km).

Nestes, também são apresentados resultados bastante positivos, mesmo que não exista nenhum com emissões zero de NOx. O destaque vai para o Suzuki Ignis 1.2, com 3 mg/km, seguido de perto pelo Hyundai i20 1.0 T-GDi, Suzuki Swift 1.2 AWD e Volkswagen 1.5 TSI BlueMotion DSG, todos eles com 4 mg/km emitidos. O mais elevado é o Renault Mégane 1.3 TCe de 140 CV, com 15 mg/km, ainda assim longe do limite de 60 mg/km de NOx.

A conclusão desta análise indica, então, que todos os modelos Diesel ensaiados, num total de 13, cumprem as mais restritivas normas antipoluição já em preparação,

MODELOS A GASÓLEO

Modelo ensaiado Norma RDE NOx (em mg/km) Percentagem do valor limite
Audi A8 50 TDI 6c 15 0,19
BMW 520d Steptronic 6c 5 0,07
BMW 520d Touring 6d-TEMP 1 0,01
BMW X2 xDrive 20d 6d-TEMP 23 0,29
Citroen Berlingo BlueHDI 130 6d-TEMP 7 0,09
Honda Civic 1.6 i-DTEC 6d-TEMP 101 1,26
Kia Ceed 1.6 CRDi 6d-TEMP 22 0,28
Mercedes A 180 d 6d-TEMP 40 0,5
Mercedes C 220 d 6d-TEMP 0 0
Opel Astra 1.6 D 6d-TEMP 1 0,02
Peugeot 308 SW BlueHDi 180 6d-TEMP 30 0,37
Volvo XC60 D5 AWD 6d-TEMP 56 0,7
VW Golf 1.6 TDI SCR 6d-TEMP 14 0,17

MODELOS A GASOLINA

Modelo ensaiado Norma RDE Nox (em mg/km) Percentagem do valor limite
BMW 218i Active Toure 6d-TEMP 8 0,13
BMW 230i Coupé 6c 10 0,16
Hyundai i20 1.0 T-GDI 6d-TEMP 4 0,07
Kia Ceed 1.4 T-GDI 6d-TEMP 10 0,16
Mercedes-Benz A 200 DCT 6d-TEMP 9 0,16
Renault Megane TCe140 6d-TEMP 15 1,25
Suzuki Ignis 1.2 6c 3 0,05
Suzuki Swift 1.2 AWD 6c 4 0,07
Suzuki Swift Sport 1.4 6d-TEMP 9 0,14
Volvo XC40 T5 AWD AT8 6c 9 0,14
VW Golf 1.5 TSI 6c 14 0,23
VW Golf 1.5 TSI BM DSG 6d-TEMP 4 0,06
VW up! GTI 6d-TEMP 9 0,15