Fuso eCanter: Elétrica do Tramagal para o mundo

14/12/2017

A Daimler anunciou que as primeiras unidades da elétrica FUSO eCanter produzida na fábrica do Tramagal já começaram a ser entregues a clientes europeus, mais concretamente na Alemanha.

Tratando-se de uma nova versão de uma viatura comercial elétrica, a FUSO eCanter irá ser integrada em diversas áreas de operação em negócios de logística e de entregas na cidade alemã de Berlim, com este modelo a ser pensado para servir de alternativa sustentável aos veículos de combustão interna nas frotas de companhias como a DHL, DB Schenker ou Rhenus enquanto solução ‘last mile’. Ou seja, estão pensadas para efetuar o processo final nos serviços de entregas e de distribuição em zonas urbanas, onde o ‘ataque’ às emissões poluentes deve ser feito com maior rapidez.

A estratégia de eletrificação de toda a gama de produtos FUSO será efetuada ao abrigo da marca específica E-FUSO, esperando-se o surgimento de uma variante elétrica em todas as gamas futuras de autocarros e comerciais.

“Com a FUSO eCanter estamos a entregar os primeiros camiões elétricos de produção em série aos nossos clientes. Mais de 90.000 quilómetros de testes em condições de utilização diárias asseguram que oferecemos um veículo fiável e económico aos nossos clientes”, refere Marc Llistosella, responsável da Daimler Trucks Asia. “Com a FUSO eCanter, os nossos clientes podem agora trabalhar não só de forma silenciosa e sem emissões locais de CO2, como também poupam dinheiros nos custos operacionais. Este é o futuro dos transportes de distribuição”, acrescentou.

Com esta premissa em mente, os condutores das eCanter vão ser treinados para conduzir este veículo de forma eficiente, com os clientes a disporem destes modelos ao abrigo de um contrato de aluguer de 24 meses. A marca garante uma poupança de custos operacionais de até 1000€ por cada 10.000 quilómetros percorridos.

Ao todo serão 14 unidades entregues às companhias de distribuição, surgindo com diferentes possibilidades de carroçaria e aplicações, dispondo de uma capacidade de carga até 4.5 toneladas. Quanto à motorização, esta viatura dispõe de seis baterias de iões de lítio de alta voltagem (com um peso total de cerca de 600 kg), cada uma com 420 V e 13.8 kWh. O motor elétrico debita 180 CV (129 kW) e 285 Nm de binário, com a entrega da potência a ser feita ao eixo traseiro. A velocidade máxima para este modelo está limitada a 80 km/h, com uma autonomia superior a 100 quilómetros.

A produção da FUSO eCanter no Tramagal será direcionada para todos os mercados europeus e dos Estados Unidos da América, estando agora completamente integrada na linha de produção convencional da Canter.

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