Ferramenta online mostra o potencial de Portugal para a energia solar

M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Tendo em conta a necessidade incessante de reduzir o consumo de energia produzida com base em combustíveis fósseis, o Banco Mundial e a ISA (Solar International Alliance, ou Aliança Solar Internacional) uniram esforços para mostrar ao mundo as potencialidades de cada território para recorrer à nossa estrela como fonte de energia.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Para isso, as duas entidades criaram uma ferramenta online que permite identificar as melhores zonas do planeta para o uso de painéis fotovoltaicos para conversão em energia térmica ou elétrica. Essa ferramenta online gratuita é o Global Solar Atlas, de acesso aberto a toda o público. É possível fazer zoom, tal como no Google Maps, com o limite nos 1000 metros de altitude acima do solo.

A ideia é mostrar às autoridades e aos reguladores, mas também aos privados, como podem tirar partido da energia solar como fonte de energia renovável, cujos custos estão ligados unicamente à aquisição e manutenção de equipamento, e não da fonte de energia em si.

Como é natural, as zonas desérticas, com pouca precipitação, são as mais apropriadas para a coleta de energia solar, nomeadamente o Sahara, o Kalahari, o deserto australiano, a Ásia Central, a Baixa Califórnia, o Atacama e a Austrália. Em Portugal, o Algarve, o Alentejo interior e a Beira Baixa são os locais com mais potencial. Faro, por exemplo, pode produzir 1712 kWh de energia por ano e por pessoa. O consumo médio de energia per capita em Portugal é de 4523,3 kWh, pelo que seria possível providenciar, nalgumas regiões, cerca de um terço da energia elétrica só com base solar.