O Google Street View tem sido uma benesse para pessoas que necessitam de procurar por localizações específicas, como lojas, restaurantes, hotéis, parques ou mesmo sítios com uma excelente vista para tirar fotografias. Agora, esta função do Google Maps está mais avançada, tornando-se ainda mais útil, ajudando a preservar a sua saúde, pois já pode indicar quais são as ruas mais poluídas.

Em 2016, a Google dotou dois automóveis com sensores para medir concentrações de gases poluentes, e estes veículos atravessaram todas as ruas da cidade de Oakland, perto de San Francisco, uma média de 30 vezes. Com estes dados, a Google conseguiu construir um mapa interativo indicando a poluição em 2,7 milhões de pontos diferentes, podendo assim saber em tempo real o quanto o ar está poluído numa determinada área.

O trânsito automóvel foi apenas um dos contribuintes para a concentração de gases poluentes na atmosfera. Zonas industriais e portuárias demonstraram ter mais gases perigosos no ar do que as áreas residenciais circundantes, por vezes em quantidade oito vezes maior. O projeto agora é fazer o mesmo a outras cidades americanas e disponibilizar estes dados às autoridades locais e organizações não-governamentais.