Honda CR-V Hybrid Concept: O regresso aos híbridos com SUV da ‘moda’

05/09/2017

O regresso da Honda aos híbridos faz-se com o segmento da ‘moda’. Já no Salão de Frankfurt, em meados de setembro, a marca japonesa irá revelar o CR-V Hybrid Concept, antevendo a estreia deste modelo no mercado europeu no próximo ano. Este protótipo híbrido conta com um novo design, que também revela como será a próxima geração deste bem-sucedido SUV compacto.

A estreia em Frankfurt do Honda CR-V Hybrid Prototype representa a primeira vez que o novo modelo será exibido num salão automóvel europeu. O novo modelo mantém a silhueta já familiar do SUV mais vendido do mundo, mas está mais largo, mais alto e mais comprido do que a versão anterior.

Entre os elementos de design destacados pela marca estão os pilares A mais finos, que conferem uma sensação de maior volume ao automóvel, assim como uma combinação de pneus e jantes maiores. O capot e a secção traseira apresentam contornos mais marcados e a frente incorpora agora os faróis que são já assinatura de marca na restante gama.

O sistema de dois motores i-MMD (Intelligent Multi-Mode Drive) do CR-V Prototype Hybrid incorpora um motor de propulsão elétrica, um motor 2.0 i-VTEC de quatro cilindros a gasolina de ciclo Atkinson para propulsão e geração de energia elétrica e um motor-gerador de energia elétrica separado. O sistema híbrido não necessita de uma transmissão convencional, em vez disso tem instalada uma única relação de transmissão fixa que cria uma ligação direta entre componentes móveis, permitindo uma suave transferência de binário no sistema.

O sistema i-MMD determina como utilizar o combustível e a energia elétrica da forma mais eficiente, o que significa que o condutor não precisa de selecionar entre os três modos de condução: EV Drive, Hybrid Drive e Engine Drive.

No modo EV Drive, o motor de propulsão utiliza potência exclusivamente das baterias, oferecendo uma condução com zero emissões. Em Hybrid Drive, o motor a gasolina fornece energia ao motor de gerador elétrico, que por sua vez fornece energia para o motor de propulsão elétrica. Neste modo, o excesso de energia do motor a gasolina é reconduzido através do motor do gerador para recarregar a bateria. No modo Engine Drive, as rodas são conduzidas diretamente pelo motor a gasolina, com disponibilidade de um pico de potência pelo motor de propulsão elétrica.

Na maioria das situações de condução urbanas, o veículo circulará entre os modos Hybrid Drive e EV Drive para uma eficiência ótima. O modo Engine Drive é selecionado quando necessário para acelerações rápidas e para uma condução eficiente em autoestrada.

O CR-V 2018 também estará disponível com um motor a gasolina 1.5 VTEC Turbo, com opção de caixa manual de 6 velocidades ou caixa de variação contínua CVT.

Mais detalhes sobre o novo Honda CR-V para a Europa serão confirmados quando o veículo de produção for revelado no início do ano que vem.

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