A Honda vai revelar no Salão de Tóquio mais um protótipo elétrico, que antevê um futuro desportivo do género, o Sports EV Concept. Este protótipo surge como parte de uma ampla gama de veículos de produção e novos conceitos de duas e quatro rodas com propulsão elétrica.

Outras novidades a apresentar pela Honda serão o Urban EV Concept – que teve uma resposta extremamente positiva no Salão de Frankfurt, em setembro – e uma nova série do modelo Super Cub, que comemora o seu 60º aniversário e a produção de 100 milhões de unidades. Também em estreia local neste certame estará o CR-V.

Tratando-de de uma estreia absoluta, o novo Sports EV Concept apresenta uma ‘face’ amigável e superfícies flexíveis, tendo tudo sido desenhado para garantir que o automóvel se adequa a qualquer estilo de vida. De acordo com a marca, o objetivo é proporcionar uma “sensação de alegria e, ao mesmo tempo, emoção, à condução, o que é conseguido pela eficiente combinação entre tecnologia elétrica e inteligência artificial num modelo compacto”. Não se sabe, ainda, se este modelo também passará à produção em série.

Já o Urban EV Concept fará a sua primeira aparição no Japão depois de ter sido apresentado com grande interesse em Frankfurt. Com base numa plataforma de veículos elétricos recém-desenvolvida, o seu design simples e proporções compactas adequam-se à condução urbana moderna. A grelha dianteira comunicativa exibe o status de carga da bateria, conselhos de condução e saudações em vários idiomas, enquanto o envolvente ecrã interior criará um ambiente amigável e acolhedor com o condutor, por forma a criar uma ligação emotiva. A versão de produção chegará à Europa em 2019.

Comemoração da Super Cub

Para comemorar o marco de 60 anos de produção e os 100 milhões de unidades fabricadas desde a sua introdução no mercado, o stand da Honda apresentará uma vasta exibição da história da Super Cub, da atual linha do modelo e um vislumbre do que será o futuro do modelo, incluindo a revelação do modelo de comemoração da produção dos 100 milhões de unidades da Super Cub 110 e uma nova Super Cub 125C.

De resto, também em exposição estará a nova geração do CR-V, que fará a sua estreia no Japão, no Salão Automóvel de Tóquio. O novo modelo inclui a introdução da tecnologia híbrida de dois motores da Honda – o i-MMD (Intelligent Multi-Mode Drive). O espaço da marca terá ainda o NeuV, revelado pela primeira vez em janeiro no CES 2017 em Las Vegas, apresentando um novo conceito de mobilidade elétrica.

Equipado com o mecanismo de inteligência artificial da marca – Honda Automated Network Assistant – a sua capacidade de condução autónoma incorpora a motorização do condutor para determinar o seu nível de stress através das suas expressões faciais e tom de voz, com o intuito de proporcionar uma condução mais segura. O NeuV aprende com o estilo de vida e as preferências do condutor ao longo do tempo, para que possa sugerir novas rotas e atividades, realizando uma relação natural entre Homem e máquina.