Depois de já ter começado a usar veículos híbridos para entregas nos Estados Unidos, a IKEA quer acabar com as emissões poluentes nas zonas centrais de cidades como Amesterdão, Los Angeles, Nova York, Paris e Xangai. O uso de veículos elétricos nestas metrópoles seria suficiente para ter emissões zero em 25 por cento das suas entregas em todo o mundo, pelo que Jesper Brodin, diretor-geral do Grupo IKEA, quer avançar o mais depressa com a sua nova frota nestas cinco grandes cidades. A IKEA também vai usar primariamente veículos elétricos em França, tendo estabelecido um acordo para usar o serviço Renault Mobility, em abril.
Além desta nova medida, a IKEA também já tem planos para ir mais longe no seu objetivo de reduzir a sua pegada ecológica. Até 2025, todas as suas entregas deverão ter emissões zero no quilómetro final de entrega, ou seja, mesmo percorrendo grandes distâncias, os seus veículos deverão ser capazes de funcionar exclusivamente em modo elétrico na fase final da viagem, quando já terão entrado em zonas residenciais ou industriais, onde há potencial para mais acumulação de gases poluentes na atmosfera.