M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Limpar a atmosfera da acumulação de gases de efeito de estufa vai ser a indústria do futuro. Depois da Climeworks, uma nova empresa embarca nesta missão, a Innovator Energy, cujo método de retirar o dióxido de carbono da atmosfera foi inventado por um jovem de 18 anos, e que promete ser mais eficiente e mais barato do que o método da sua congénere.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Ethan Novek, estudante do ensino secundário nos Estados Unidos, descobriu este método acidentalmente. Enquanto tentava criar ureia para fertilizante, Novek descobriu que podia usar o processo para remover dióxido de carbono. O processo começa por usar os gases de escape de uma central termoelétrica e misturá-los com água e amoníaco. O oxigénio inerte escapa-se, mas o dióxido CO2 reage com o amoníaco, formando um sal que depois é submetido a um solvente, de modo a separar os dois. O CO2 pode depois ser reciclado e utilizado em produtos para uso industrial.

O processo consome menos 75 por cento de energia que outras ideias semelhantes. Com a ajuda de um professor universitário (que escreve um artigo científico sobre o processo), o jovem Novek já formou a Innovator Energy, com o objetivo de construir uma fábrica que vai poder reciclar uma tonelada de dióxido de carbono por dia.