Uma equipa de alunos da Escola de Aprendizes da SEAT desenhou, construiu e desenvolveu um kart elétrico que garantiu o prémio na categoria ‘Indústria’ a alunos de Grau Médio, entregue pelo FP Emprèn, organismo que premeia escolas de formação profissional de Barcelona e respetiva área metropolitana. Com este apoio, a SEAT demonstra a sua afinidade com os projetos de mobilidade sustentada, mas também com as ações de formação.

O prémio na categoria ‘Indústria’ reconhece a realização, orientada, por parte dos aprendizes de Nível Médio, de um kart elétrico, tendo sido atribuído aos alunos do segundo curso da área de formação de Mecânica e de Manutenção Eletromecânica. Segundo a organização, o galardão valoriza o melhor projeto, que represente qualidade e melhorias no setor industrial baseado na coerência, viabilidade, consistência e valor acrescentado.

O kart elétrico foi já posto à prova numa competição ao longo do passado fim de semana, no Kart Academy, com a equipa que o desenvolveu a terminar em segundo lugar, apesar de um problema no motor na corrida de resistência, depois de ser ter mostrado superior em todas as restantes provas.

O projeto foi liderado por três alunos, mas trata-se de um trabalho colaborativo de equipa, uma vez que os outros estudantes fabricaram, na área de produção da SEAT, peças para o kart previamente desenhadas pelos seus colegas. Durante todo este processo foram orientados por professores da escola, que lhes deram suporte supervisionando as soluções tecnológicas que os alunos implantavam. Tem 1,74m de comprimento, 1,36m de largura e é propulsionado por um motor de 5,5 kW alimentado por uma bateria de 48V. A competição consiste em quatro provas: travagem, aceleração, resistência e slalom, contando com a participação de uma dezena de escolas de formação da área automóvel.

Laura Carnicero, responsável pela formação da SEAT e diretora da Escola de Aprendizes, indicou que “o êxito que está a ter este projeto do kart elétrico é uma prova de que a escola garante a aprendizagem técnica adequada à indústria automóvel do futuro, para que os alunos venham a ser profissionais empreendedores e competitivos”.

Acreditando que o futuro da competição é elétrico, os alunos da Escola de Aprendizes estudam esta tecnologia a fundo. Antes de levarem o kart elétrico para a pista de Montmeló, para participarem no Kart Academy, os alunos puderam efetuar diversos tipos de teste, para que o kart ficasse nas melhores condições possíveis de funcionamento, num espaço que a empresa disponibilizou para esse fim nas instalações da SEAT Barcelona.

A Kart Academy é uma competição entre equipas de estudantes de institutos e de escolas de formação automóvel da Catalunha. O objetivo é o de desenhar, construir e competir com um kart desenvolvido pelos próprios estudantes, que, obriga o regulamento de participação, têm que trabalhar em conjunto e ser capazes de gerar o suporte financeiro para a sua construção.

a carregar vídeo

O projeto destes alunos é uma prova de que, na Escola, os professores não só dotam os alunos das ferramentas necessárias para que aprendam as técnicas, mas também os incentivam a desenvolver o necessário para que sejam capazes de desenvolver o projeto desde o modelo de negócio ao lançamento do veículo no mercado e na preparação para a competição.

Recorde-se que em Portugal existe já uma empresa que tem vindo a desenvolver trabalho na elaboração de um projeto de karts elétricos, a Ecokart, que tem já pronto o seu segundo kart, feito em parceria com o Instituto Superior Técnico (IST).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.