Lisbon Mobi Summit: O grande debate sobre o futuro da mobilidade

Em setembro de 2018, Lisboa vai ser palco de uma grande cimeira internacional sobre a nova mobilidade, o Lisbon Mobi Summit. Mas em janeiro já há evento warm up com debates, workshops e oportunidade para experimentar carros elétricos

A Lisbon Mobi Summit pretende ser um evento de reflexão e promoção de uma nova cultura de mobilidade: “Este é um tema estruturante para a vida dos cidadãos, das empresas e dos poderes públicos nas próximas décadas”, explicou José Carlos Lourenço, COO do Global Media Group, empresa que promove uma iniciativa que conta com a EDP, Volkswagen e Via Verde como principais parceiros. Apresentada hoje em conferência de imprensa na sede da EDP, a iniciativa conjunta “pretende colocar Lisboa no mapa da nova mobilidade” e também oferecer aos cidadãos a possibilidade de ter contacto e experimentar as novas formas de mobilidade elétrica, acrescentou José Carlos Lourenço.

Evento Warm Up já em janeiro

Para consumar esses objetivos, a Lisbon Mobi Summit liga já os geradores entre os dias 26 e 28 de janeiro com um evento Warm Up. O primeiro dia do Warm Up será preenchido com a sessão plenária e com workshops. Este primeiro dia será também palco para o lançamento dos Global Mobi Awards Ok Teleseguros, uma iniciativa do Motor24 que visa distinguir o melhor da nova mobilidade em Portugal.

No fim de semana, o público poderá inscrever-se na Experiência da Mobilidade, a decorrer na Central Tejo, durante a qual famílias e cidadãos poderão experimentar a condução de veículos elétricos.

Neste evento estão já confirmados vários oradores oradores, como sejam o ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, bem como o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes. Serão também oradores: António Mexia, Presidente da EDP, Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Pedro Rocha e Melo, Vice-Presidente da Brisa, Ricardo Tomaz, diretor de Marketing Estratégico e Relações Externas da SIVA, entre outros.

O público poderá inscrever-se na Experiência da Mobilidade, a decorrer na Central Tejo, durante a qual famílias e cidadãos poderão experimentar a condução de veículos elétricos.

Para setembro, o objetivo é fazer de Lisboa a capital europeia de uma nova cultura de mobilidade, promovendo o um alargado debate sobre tendências da mobilidade: dos carros elétricos às viaturas partilhadas, das redes inteligentes à gestão de tráfego nas cidades, passando pelas questões relacionadas com os cidadãos e a cidadania.

Para isso a organização conta ter um alargado painel de especialistas internacionais e agentes dessa mudança de paradigma que possam encontrar em Lisboa e na Lisbon Mobi Summit um espaço de excelência para partilhar conhecimento, boas práticas e visões sobre o futuro da mobilidade. “Queremos envolver a sociedade neste debate, promovendo a participação e partilhando a informação e o conhecimento, como também compete a um grupo de media como a Global”, concluiu José Carlos Lourenço.

A visão dos parceiros do Lisbon Mobi Summit

Lisboa podia eliminar 90 por cento do trânsito automóvel. Esta é a conclusão de um estudo de mobilidade que vai ser apresentado por Paulo Humanes no evento de Warm Up do Lisbon Mobi Summit. O português é diretor de desenvolvimento estratégico da empresa PTV Planing Transport, especialista em soluções digitais de mobilidade e explica que Lisboa é uma cidade com elevado potencial para uma nova cultura de mobilidade e que o estudo que irá apresentar, demonstra isso mesmo.

O evento de Warm Up da Lisbon Mobi Summit servirá também para os seus principais parceiros apresentarem novidades em matéria de mobilidade e partilharem a sua visão sobre o futuro.

António Coutinho, administrador da EDP, explica que a empresa entende que há desafios e oportunidades para o setor elétrico nesta nova era da mobilidade: “Basta ver que se prevê que, em 2025, cerca de 10 por cento dos carros vendidos serão elétricos e que, em 2040, serão 40 por cento. Isto representa uma enorme mudança de paradigma. A descarbonização da economia vai passar necessariamente pelo setor dos transportes e a EDP está muito empenhada em ser agente dessa mudança de paradigma”.

Já Ricardo Tomaz, diretor de estratégia e relações externas da SIVA, acredita que “o futuro do automóvel será elétrico, autónomo e partilhado” e que a Volkswagen tem consciência que para ser líder nos novos desafios da mobilidade terá de encarar o automóvel não só como um produto, mas essencialmente como um serviço “foi por isso que a VW criou uma nova marca, a Moia, que será responsável pelo desenvolvimento de plataformas e soluções para uma nova mobilidade”.

É também essa a visão partilhada pela Brisa com a sua marca Via Verde, outra das parceiras da Lisbon Mobi Summit. Segundo Franco Caruso, responsável de comunicação e sustentabilidade da Brisa, haverá um novo ecossistema de serviços, de que é exemplo o projeto de car sharing Drive Now, e que mostram que a Via Verde se quer posicionar como um operador central da nova mobilidade, daí a nossa natural associação a uma iniciativa como a Lisbon Mobi Summit que pretende precisamente promover essa nova cultura de mobilidade.”

O Lisbon Mobi Summit é um evento aberto ao público e a todos os interessados em temas da nova mobilidade. Pode consultar o programa mais detalhado e aceder ao formulário de inscrição no site oficial do evento em http://www.lisbonms.com/