Mercedes-Benz eVito: Novo furgão elétrico com autonomia até 150 km

20/11/2017

No caminho para a mobilidade sustentada, a Mercedes-Benz Vans revelou hoje o seu plano de oferecer toda a sua gama de comerciais com motorização elétrica, começando já com a eVito de dimensões médias.

Este popular furgão médio está já disponível para encomenda em versão elétrica, com as encomendas aos clientes previstas para a segunda metade de 2018. Porém, em 2019, estão previstas mais gamas elétricas da marca alemã, numa visão elétrica integrada que foi apresentada em Berlim, na Alemanha. Assim, em 2019, seguir-se-á uma eSprinter, havendo ainda espaço para uma eCitan, aquela que é a viatura comercial mais compacta da marca.

Um dos pontos fortes desta apresentação foi não só a determinação de uma estratégia integrada, mas também a determinação de um ambiente tecnológico avançado que possa ir ao encontro das necessidades de cada cliente de forma específica. Uma abordagem holística de que a eVito é a primeira representante.

A estratégia da marca assenta em cinco parâmetros essenciais: a relação de proximidade com o cliente para criar soluções à sua medida e esquemas de financiamento ou acompanhamento mais vantajosas, bases de eletrificação adaptadas a cada modelo e versatilidade, foco na rentabilidade e nos baixos custos operacionais ficando em linha com o Vito Diesel, de acordo com a Mercedes-Benz, criação de veículos e serviços em parceria com outras companhias e, por fim, transferência de conhecimentos e experiência do Grupo Daimler de forma a reduzir custos e tempos de produção.

Esta carrinha comercial tem um custo de base de 39.990 euros na Alemanha (sem IVA), com os primeiros 1000 clientes a beneficiarem de uma oferta especial na forma de uma ‘wallbox’ para carregamento. Com uma autonomia a rondar os 150 quilómetros e uma velocidade máxima de 120 km/h, a eVito tem uma capacidade de carga de 1000 kg e de 6.6 m3 de volume de carga. Dispõe de uma bateria de 41.4 kWh, a qual pode ser recarregada totalmente em cerca de seis horas. O motor elétrico de 84 kW (115 CV) oferece ainda um binário máximo de 300 Nm, tendo o comprador duas possibilidades de velocidade máxima – 80 km/h ou 120 km/h, sendo a primeira ligeiramente mais eficaz na medida em que é menos penalizadora na economia.

Inicialmente, terá duas distâncias entre eixos e dois comprimentos (5140 mm e 5370 mm) de forma a permitir maior capacidade de carga.

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