Na Europa, as minas de carvão vão sendo progressivamente abandonadas, à medida que vários países tentam substituir os combustíveis fósseis por energias renováveis. O Reino Unido não é exceção, com uma mina de carvão convertida para produzir energia apenas aproveitando a força da gravidade.

A Gravitricity é um projeto que pretende usar um poço de mina de carvão para produzir energia. Como o poço abandonado na Escócia é uma infraestrutura já existente, poupam-se recursos na construção do projeto. Em termos de funcionamento, usa-se o conceito de pêndulo para produzir energia. Um peso de grandes dimensões (2000 toneladas de massa) é suspenso no poço por ganchos, e quando este é libertado sobre uma profundidade de 500 a 1500 metros, a energia gerada é reaproveitada para a produção de eletricidade.

O projeto da Gravitricity não pretende substituir a produção convencional de eletricidade, até porque um peso gera apenas 20 MW de energia. Mas pode suplementar a produção, especialmente em região distantes de grandes centros populacionais. A Gravitricity recebeu um incentivo de 650 mil libras (735 mil euros) para desenvolver o protótipo, e agora pretende instalar o sistema em mais localizações até 2020.