M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O berço da revolução industrial alemã, o estado da Vestfália, vai ser o palco de mais uma revolução tecnológica. Há muito que esta região histórica da Alemanha se baseia na indústria tradicional para a sua prosperidade económica, mas com a maior importância da ecologia como símbolo de desenvolvimento, o governo regional alemão prepara-se para transformar uma das suas maiores minas de carvão numa central hidro-elétrica.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A mina de Prosper-Daniel é uma das principais fontes de rendimento para a população da cidade de Bottrop, localizada entre Duisburg e Dortmund. A sua localização central no estado de Vestfália/Reno Norte torna-a importante como fornecimento de energia para toda a região. Aberta em 1974, tem hoje uma profundidade de 600 metros e 26 km de túneis, mas irá fechar a sua operação em 2018. Para não deixar todo este espaço vazio, esta continuará a operar como reservatório hídrico.

A sua capacidade de produção será de 200 mWh, com as quais poderá fornecer energia a 400 mil habitações. Ao continuar a operar, continuará a servir como fonte de rendimento para os 117 mil habitantes de Bottrop. Esta transformação de Prosper-Daniel também está a servir como fonte de inspiração para um futuro hidroelétrico no estado alemão, já que o governador estatal, Hannelore Kraft, disse que mais minas poderão ser transformadas em centrais elétricas semelhantes. O objetivo é ter 30 por cento de energia elétrica oriunda de fontes renováveis até 2025.