M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Noruega já era um país onde os automóveis elétricos vendem mais que os veículos a gasolina. Mas a tendência está a intensificar-se e este país escandinavo viu os carros elétricos ultrapassarem aqueles com motores de combustão no acumulado de vendas. Durante os três primeiros meses do ano, mais de metade dos carros novos vendidos foram elétricos, correspondendo a uma fatia de mercado de 60 por cento.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Foram vendidos 11.518 automóveis elétricos na Noruega entre janeiro e março, duplicando a quantidade de carros novos elétricos vendidos em relação ao ano anterior, uma tendência que já vinha desde 2017. Estima-se que o número de veículos elétricos novos continue a crescer, e que mais de metade de todos os automóveis vendidos este ano neste país sejam elétricos. Embora a Noruega seja um país produtor de petróleo, o público aderiu em massa aos veículos com emissões zero e o próprio público parece interessado em ajudar a meta governamental de retirar todos os carros a gasolina e Diesel do mercado norueguês até 2025.

Nada menos que 10 dos 12 carros mais vendidos na Noruega já são elétricos. Dos carros novos elétricos, foi o Tesla Model 3 que mais clientes atraiu. O carro americano, que chegou recentemente ao mercado europeu, representou mais de metade das vendas de modelos elétricos, com 6113 matrículas novas. O Tesla também vendeu mais do dobro que o segundo classificado na tabela, o Volkswagen e-Golf. No entanto, apesar desta tendência, a maior parte dos carros elétricos ainda são vendidos nas zonas urbanas e no sul do país, pois as grandes distâncias entre aglomerações populacionais no norte fazem com que não exista uma rede eficiente de recarregamento.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.