M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Apesar de ser um país produtor de petróleo, a Noruega vai ser um dos primeiros países europeus a abandonar a venda de automóveis movidos com combustíveis fósseis, com a data da eletrificação total prevista para 2025. Por isso, o governo norueguês planeava introduzir impostos faseados para os carros elétricos, para substituir os impostos obtidos com os automóveis atuais. No entanto, esse plano foi abandonado.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O imposto automóvel proposto ia ser baseado em categorias de peso, com as viaturas mais pesadas a terem que pagar uma taxa única de 8800 coroas norueguesas (cerca de 900 euros). A ideia era penalizar carros elétricos com uma bateria de grandes dimensões, que que são bem mais pesados que carros equivalentes a gasolina. Como os únicos modelos atuais que entravam nesse escalão são os Tesla, o imposto rapidamente ficou conhecido como Taxa Tesla.

No entanto, o governo norueguês teve que abandonar a ideia, tendo falhado em encontrar apoios para a sua implementação. A introdução de impostos na aquisição ou circulação de automóveis elétricos só deverá ser possível quando estes representarem uma fatia grande do mercado de novos automóveis, ou quando a venda de carros novos a gasolina for proibida. Em todo o caso, promover a eficiência de geração de energia por parte das baterias também devia ser encorajada.

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