Novas rotas poderão reduzir a poluição causada pelos aviões

M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Reduzir as emissões poluentes é um dos objetivos da indústria dos transportes para os próximos anos, com o abandono de tradicionais motores de combustão e a sua substituição por motores elétricos. Mas enquanto isto é mais fácil de fazer na indústria automóvel, é mais difícil de aplicar na grande maioria da indústria aeronáutica. E ainda assim esta pode contribuir para reduzir o seu impacto climático com pequenas mudanças às rotas de voo.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Um estudo feito pela Universidade de Reading, no Reino Unido, demonstrou que a aviação global contribui em cinco por cento para o aquecimento global, mas que este incide na produção de ozono na alta atmosfera, em vez de dióxido de carbono. O impacto destes efeitos varia regionalmente, e seria possível reduzir a acumulação deste gás redirecionando as rotas sobre áreas onde este problema não é tão intenso.

De acordo com o estudo, o impacto financeiro para as transportadoras aéreas seria mínimo, com um aumento dos custos de apenas um por cento. O principal problema é detetar uma rota apropriada de acordo com as previsões meteorológicas, mas vai ser possível implementar novas rotas menos poluentes durante os próximos 10 anos.