Novo Fiat 500 será um “Tesla urbano” puramente elétrico

19/03/2019

A Fiat confirmou que a nova geração do 500, prevista para lançamento em 2020, será exclusivamente elétrica, entrando assim em pleno na era da eletrificação.

Um dos modelos de maior sucesso na gama da Fiat, responsável também pela sua recuperação económica desde que foi lançado em 2005 como reinterpretação de um ícone histórico, o 500 prepara-se para ser lançado como um modelo puramente elétrico, de acordo com uma notícia avançada pelo site britânico Auto Express, que cita um responsável da FCA.

Previsto para ser lançado em 2020, o novo 500 não deverá contar com qualquer variante de motor de combustão interna, assumindo também uma postura mais Premium, como explica Olivier Francois, diretor de marketing da FCA.

“Vamos puxar pelo lado Premium com o 500 elétrico. Um novo 500, totalmente renovado. Um novo objeto. Totalmente elétrico. Quase como um Tesla urbano, com um estilo belíssimo. Italiano, [conceito de] dolce vita num carro elétrico. É o polo oposto do Centoventi”, é citado aquele responsável, modelo que prefigura um novo conceito de mercado para a marca italiana, com uma ideia de personalização completa.

Confirmada está a utilização de uma nova plataforma eletrificada para o 500 elétrico, que se encontra atualmente em desenvolvimento pela FCA e que deverá também ser utilizada por mais modelos no grupo, que fará deste “um modelo radicalmente diferente”.

“Continuará a ser um 500, com as mesmas proporções de tamanho, mas simplesmente não será o mesmo carro. O 500 do futuro”, assume.

A Fiat, que já contou com um 500 elétrico com sucesso bastante relativo (nos primeiros anos, cada unidade vendida dava prejuízo), entra assim numa nova era relativa à eletrificação, mas também em termos de conceito de requinte, pelo que o preço também deverá ser superior ao dos atuais modelos à venda, ainda que Francois não adiante quanto. E confia que, mesmo assim, “o apelo do 500 é tão grande que poderemos não perder clientes”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.