Todas as cidades necessitam de zonas verdes, pois estas servem para absorver poluição atmosférica, trazendo a natureza a uma população que vive demasiado concentrada e rodeada por betão, cimento e asfalto. Estes parques contribuem para uma melhor saúde pública, física e mental, mas também ser usados para criar laços sociais entre grupos socioeconómicos diferentes. É o caso deste novo projeto que vai ser construído na cidade americana de St. Louis.

O projeto The Loop + The Switch foi o vencedor de um concurso público para construir um parque de grandes dimensões em St. Louis, uma das principais cidades do estado americano do Missouri. Este parque, chamado Chouteau Greenway (Via Verde Chouteau) vai ser construído numa zona que não estava urbanizada, e que vai permitir conectar zonas que até aqui estavam isoladas uma das outras. As zonas verdes vão ocupar a maior parte da área, ladeando novas estradas circulares que vão conectar a Universidade Washington ao centro da cidade, de leste para oeste, bem como as zonas norte e sul, cujas populações tinham pouca interação, com identidades culturais distintas.

Mesmo com estas estradas a servirem de eixo de ligação a pontos opostos da cidade, a maior parte dos utilizadores da Chouteau Greenway vai poder circular nos múltiplos caminhos para bicicletas e trânsito pedonal, sempre rodeados por ar puro, podendo também parar e apreciar a natureza. Os últimos detalhes do parque deverão estar definidos em julho, para depois poderem começar as obras.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.