M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Embora seja um problema geralmente ignorado, a população de abelhas está a cair rapidamente a nível mundial. Mesmo que não levemos em conta a sua importância ecológica, isto vai afetar negativamente a produção agrícola, já que muitas espécies de plantas dependem das abelhas (e de outros insetos, mas principalmente das abelhas) para a sua reprodução. Ao transportar o pólen de flor em flor, acabam por ser as responsáveis por polinizar várias plantas.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A população das abelhas em queda e o motivo real ainda a iludir os investigadores, embora perda de habitat, pesticidas e até o excesso de ondas de rádio no ar são apontados como possibilidade. Eijiro Miyako, um químico do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Industrial em Tsukuba, Japão, encontrou uma alternativa para a perda desta espécie. Drones podem ser usados como ferramentas agrócolas, podendo polinizar flores das espécies usadas por cultivo.

Em 2007, Miyako tentou criar um gel para conduzir eletricidade, no que revelou ser uma experiência falhada, mas guardou o gel. Em 2015, deixou cair o frasco de gel acidentalmente e, ao limpá-lo, notou que o gel agarrava o pó, do mesmo modo que as patas da abelha agarram pólen. Depois de experimentar com formigas, preferiu usar um mecanismo que pudesse ser controlado à distância, e montou pelos artificais cobertos de gel em 10 drones, conseguindo polinizar lírios, com uma taxa de sucesso de mais de 30 por cento por tentativa.