Recentemente, foram instalados painéis solares no lugar do asfalto numa auto-estrada da zona de Shandong, na China. A ideia era testar nesse troço a possibilidade de usar a estrutura de estradas, que ocupam muitos quilómetros de seguida, para produzir energia elétrica para a rede pública de energia. No entanto, os painéis não ficaram lá muito tempo, tendo sido roubados cinco dias depois, durante a noite.

Ainda não foram identificados suspeitos nem a razão porque iriam querer roubar os painéis. Os que foram retirados não são suficientes para uso doméstico, e em termos de inovação tecnológica, não há muito de diferente. A instalação original servia para testar a sua eficiência, pelo que não há nada que os ladrões pudessem fazer com um painel normal.

É possível que quisessem descobrir algum segredo de instalação, que é a parte mais complicada do processo, mas existem vários sistemas semelhantes a serem desenvolvidos pelo mundo fora, já que a ideia de usar as estradas para gerar energia, em vez de apenas consumir, está a ser bastante popular entre as autoridades.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.