O objetivo é permitir a pessoas de estratos socioeconómicos mais baixos e a pessoas de idade avançada, como é o caso da população rural na Estónia, ter acesso a um transporte rápido e fácil de utilizar. Esta medida também pretende ajudar reduzir a desertificação do interior, a longo prazo, já que os habitantes das aldeias normalmente necessitam de automóvel próprio para se deslocar para o trabalho. Em Tallinn, o autocarro grátis resultou numa quebra do uso do automóvel 14 por cento (em combinação com um aumento do preço dos bilhetes de estacionamento).
Isto não significa ainda que o uso dos autocarros seja gratuito para toda a população da Estónia. Embora abranja a grande maioria dos habitantes deste país, destina-se apenas à capital e às zonas rurais, e não vai ainda incluir cidades mais pequenas, nem qualquer serviço feito por empresas privadas. Os turistas e estrangeiros não residentes também não estão isentos e terão que pagar para usar os autocarros da empresa pública. Finalmente, os comboios vão continuar a ser pagos, mas vai haver uma redução no preço destes.
Esta medida não representa um grande aumento do orçamento para os transportes públicos. Estes já eram fortemente subsidiados e a extensão deste programa de Tallinn para as zonas rurais vai custar apenas 12,9 milhões de euros por ano (pouco menos de 10 euros anuais per capita). Algum deste valor vai ser recuperado com a eliminação do trabalho dos revisores, da perda de tempo com a venda de bilhetes no autocarro, e com a redução das emissões poluentes causadas por trânsito automóvel.