Naquele que é mais um passo na luta contra a poluição, a cidade de Paris deu início ao seu novo plano para a redução das emissões poluentes, passando a exigir um certificado de qualidade do ar (‘Crit’Air’) para os Diesel, sendo que só os veículos munidos dessa certificação poderão entrar na Zona de Circulação Restrita (ZCR) que será imposta em toda a cidade francesa.

Esse selo será emitido pelo ministério da Ecologia e do Desenvolvimento Sustentável, informando dos níveis de emissões poluentes, data de registo e eficiência energética emitidas pelos veículos.

Neste momento, existem cinco classes de veículos, sendo a Classe 1 a mais recente e ecológica e a Classe 5 a mais poluente das classificadas, correspondendo nos veículos ligeiros de passageiros à norma Euro 2 (veículos produzidos entre 1 de janeiro de 1997 e 31 de dezembro de 2000.

Todos os modelos não classificados, entenda-se, matriculados até 31 de dezembro de 1996, não poderão entrar em Paris, o mesmo sucedendo, de resto, com os Diesel equipados com o selo de Classe 5, ou seja, de cor cinzenta, que também não poderão entrar na cidade gaulesa. De acordo com estimativas, cerca de 6% do total de 32 milhões de carros registados em França, são abarcados por esta proibição. Os autocarros construídos antes de 2001 ficam igualmente fora das permissões para circular na cidade.

Transportes públicos como alternativa

Esta é mais uma medida das autoridades parisienses para tentar colocar um travão nas emissões poluentes, com Anne Hidalgo, autarca da cidade, a adiantar, desde já, a sua intenção de estender a proibição, numa fase posterior, aos veículos produzidos entre 2001 e 2006, ou seja, os de Classe 4 e atualmente com o selo de cor cinzenta.

Em alternativa, Hidalgo propõe uma série de medidas que incentive as pessoas a utilizarem os transportes públicos, como um ‘bilhete de poluição’, que tem um custo diário de 3,60 euros para deslocações em toda a cidade ao longo do dia em que é emitido. Por outro lado, o custo do estacionamento foi também aumentado, acabando-se ainda com o estacionamento gratuito ao sábado e a ‘borla’ no mês de agosto.