M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Se as autoridades querem que as pessoas troquem os carros antigos a gasolina e Diesel por automóveis elétricos, devem dar o exemplo. Mas esse exemplo não pode ser apenas na hora da compra, até porque é um péssimo desperdício de recursos públicos não andar neles. Mas é isso que acontece com o Departamento de Polícia de Los Angeles, que uma frota de uma centena de carros elétricos encostada.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Em 2016, a BMW venceu o concurso público para fornecer carros elétricos e carregadores rápidos à polícia da cidade californiana, por um valor de 10,2 milhões de dólares (8,3 milhões de euros). Estes foram disponibilizados por leasing, com trocas de cem exemplares do BMW i3 por novos após um ano, durante três anos. Estes deviam ser usados em funções administrativas, e nunca em caso de emergência.

No entanto, um ano depois, a polícia continua a usar os seus automóveis tradicionais em serviço. De acordo com uma reportagem da afiliada local do canal de televisão CBS, a maior parte dos carros estão parados, com uma quilometragem reduzida no velocímetro, já que, aparentemente, os guardas consideram que a autonomia é demasiado curta para as necessidades diárias. Ao mesmo tempo, alguns estão a ser conduzidos por algumas altas patentes, mas somente para utilização pessoal.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.