M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Está quase a chegar o primeiro Porsche de estrada cem por cento elétrico. E como o Porsche Taycan não vai ter quaisquer emissões poluentes enquanto circula na estrada, a marca alemã quer garantir que o seu novo automóvel vai ter o mínimo impacto possível no ambiente, aproveitou as sinergias do Grupo Volkswagen para criar um camião elétrico, que vai ser o responsável pelo transporte rodoviário do Taycan.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A MAN (que, em conjunto com a Scania, constitui o universo de veículos pesados do Grupo VW) vai criar o camião elétrico MAN eTGM, para ser usado nas operações de logística da Porsche junto à fábrica e quartel-general de Zuffenhausen. As primeiras unidades da frota estarão prontas para serem usados pela Porsche já durante os primeiros meses de 2019, e os camiões juntam-se a outras medidas adotadas pela marca para reduzir o seu impacto ambiental. Nos últimos dois anos, passou a usar fontes renováveis para a geração de energia elétrica e para os transportes ferroviários. Além dos camiões, também outros veículos usados internamente, como empilhadoras, vão ser totalmente elétricos a curto prazo.

Quanto ao camião elétrico em si, o MAN eTGM vai ter um peso bruto, com atrelado, de 32 toneladas. Para transportar todo este peso, vai ter um motor de 265 kW (360 cv) de potência, alimentado por uma bateria de iões de lítio de 149 kWh, e vai ter uma autonomia prevista de 130 km. Vai ser usado primariamente para assegurar a ligação entre a fábrica da Porsche de Zuffenhausen e o centro de logística da LGI em Freiberg, a 19 quilómetros de distância. Com este camião, a Porsche vai eliminar 30 toneladas de dióxido de carbono da atmosfera por ano, além de circular em modo silencioso. Para assegurar que o camião vai estar sempre carregado, também o centro de logística vai usar o novo posto de carregamento de alta velocidade desenvolvido pela divisão de engenharia da Porsche, e que vai recarregar a bateria do MAN em 45 minutos.