Renault liga a Aldeia Histórica de Castelo Novo à tomada elétrica

15/04/2022

Castelo Novo passa a disponibilizar, de forma gratuita, veículos 100% elétricos a turistas e residentes. Parceria inovadora entre a Renault e as Aldeias Históricas de Portugal, prova que passado, presente e futuro não têm limites geográficos.

A revolução elétrica e o passado histórico cruzaram caminhos em Castelo Novo, no município do Fundão (Castelo Branco). Este “encontro” entre dois mundos (só) aparentemente distantes deve-se à parceria, agora celebrada, entre a Renault Portugal e as Aldeias Históricas de Portugal, que prevê a disponibilização de cinco viaturas 100% elétricas para os turistas, residentes e trabalhadores locais, no âmbito de um projeto-piloto de mobilidade sustentável.

O objetivo é tornar esta aldeia na primeira localidade portuguesa com mobilidade totalmente sustentável, mas, também, garantir que as viagens entre as 12 Aldeias Históricas de Portugal sejam mais amigas do ambiente. Trata-se de uma solução para turistas e para todos aqueles que não dispõem de uma viatura própria ou ainda para quem procura uma forma mais económica e sustentável de viajar, incluindo os residentes e profissionais do território.

Cinco “cavaleiros” elétricos

As cinco opções de veículos elétricos colocados à disposição pretendem “satisfazer” várias necessidades dos locais, desde o lazer ao trabalho. Segundo a Renault Portugal, “o Renault Twizy promete ser a preferência dos jovens com mais de 16 anos, mas também dos adultos que procuram uma experiência mais irreverente ou que sofrem de mobilidade reduzida; o Renault Twingo Electric certamente que vai impressionar pela agilidade e prazer de condução; o Renault ZOE promete surpreender pelos desempenhos nas fantásticas e desafiantes estradas da região; enquanto o comercial Renault Kangoo Z.E. tem tudo para deixar rendidos os profissionais da Aldeia Histórica de Castelo Novo, como por exemplo os que se dedicam à agricultura e à pecuária”, adiantou a marca.

Faltam 11 Aldeias Históricas…

“É uma boa surpresa para este território e para o país. Trata-se de um projeto importante em que a sustentabilidade ambiental é a primeira, a segunda e a terceira prioridade”, explicou o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, que marcou presença em Castelo Branco, para a apresentação do projeto-piloto.

Para aderir ao serviço é simples: basta reservar as viaturas a partir do link https://aldeiashistoricasdeportugal.com/?serv=rentacar, e indicar quais as datas de recolha e devolução, bem como se necessita ou não de transfer (caso não tenha viatura própria ou preferir deixar o carro em casa, desfrutando assim de uma experiência 100% sustentável e económica).

Com o mesmo link, além de reservar o seu modelo eleito, os interessados podem ainda planear a viagem pelas Aldeias Históricas de Portugal, escolhendo o alojamento, os restaurantes e ainda várias atividades, como passeios pela natureza ou visitas guiadas.

Por outro lado, sublinhe-se que, em articulação com o Município do Fundão, estão disponíveis serviços de transfer (também gratuito) a partir das estações ferroviárias de Castelo Novo, Alpedrinha ou Fundão.

Nesta parceria, a Câmara Municipal do Fundão assumiu a instalação das estações de carregamento elétricas para as viaturas, cujo uso é totalmente gratuito.

Segundo Paulo Fernandes, autarca local, este é um projeto-piloto que ganha contornos “ainda mais importantes” pela baixa densidade populacional e pelas caraterísticas “muito específicas” da região.

Dado o ponto de partida, “é importante” que tudo corra muito bem”, como disse ainda o secretário de Estado. Trata-se de “um belo desafio” que deve ser agarrado, desenvolvido e replicado pelas restantes 11 Aldeias Históricas. “Uma responsabilidade acrescida para Paulo Fernandes”, brincou Carlos Miguel.