M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Nikola Motor ficou conhecida pelo seu projeto de reação ao camião elétrico da Tesla, um camião movido a hidrogénio chamado Nikola One. Mas a marca americana também tem outros produtos no mercado, incluindo um veículo todo-o-terreno disponível em variante civil ou variante militar. E é este último que pode abrir a porta para o uso de hidrogénio como combustível para uso militar, uma proposta de Andrew Christian, vice-presidente da Nikola Motor.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Atualmente, o Nikola Reckless é um veículo militar equipado com motores elétricos, disponível com um máximo de 590 cv de potência, e que pode atingir uma autonomia de 240 km. Silencioso e equipado com armas autónomas, já foi testado pelos Marines dos Estados Unidos, que deram o seu aval ao projeto. Mas poderia ser mais prático, eliminando os longos tempos de recarga, se fosse equipado com células de combustível e movido a hidrogénio. Andrew Christian acredita que o Reckless seria capaz de percorrer mais de 600 km com um único depósito, e que a reserva de energia seria suficiente para ser usada no terreno por equipamento militar adicional. A médio e longo prazo, poderia eliminar a dependência de petróleo das Forças Armadas de vários países.

Esta ideia do vice-presidente da Nikola surge na sequência do mais recente projeto da empresa americana. Para facilitar o uso dos camiões Nikola One e Two em qualquer ponto dos Estados Unidos, a marca está a criar a sua própria rede de reabastecimento de hidrogénio, com 16 pontos de venda iniciais e mais 14 planeados. Até 2028, espera ter nada menos que 700 estações em operação, capazes de produzir hidrogénio no local a partir de água e do processo de eletrólise. Desta forma, poderia eliminar as dificuldades inerentes ao transporte de hidrogénio. Cada estação deverá ser capaz de produzir oito toneladas de hidrogénio por dia, numa fase inicial.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.