O Grupo Volkswagen tem vindo a desenvolver de forma acelerada a sua mais recente plataforma para veículos elétricos, denominada MEB, mas a sua utilização não será exclusiva à marca Volkswagen: também a Skoda e a SEAT deverão criar as suas versões 100% elétricas com base nessa arquitetura moderna.

Tal como a companhia fez com as suas plataformas modulares de elevada eficiência, sendo a mais conhecida a MQB, também os veículos elétricos terão uma aquitetura própria, com o responsável pelo desenvolvimento da Volkswagen, Frank Welsch, a explicar em declarações reproduzidas no site Automotive News Europe que as outras marcas do grupo germânico também poderão utilizar a plataforma MEB.

“Mais de metade dos modelos planeados para este arquitetura não são Volkswagens”, referiu aos jornalistas durante a última edição da Feira de Eletrónica de Las Vegas (CES 2017), na passada semana.

Ou seja, há a forte possibilidade de ambas as marcas do grupo poderem vir a ter modelos elétricos dentro em breve com recurso a esta plataforma, mesmo que a SEAT, por exemplo, ainda esteja a decidir qual o tipo de tecnologia a utilizar em primeiro lugar.

Contudo, certa está a indicação de que será um Volkswagen a estrear o leque de produção em série da plataforma MEB, com a versão definitiva do I.D. Concept, que foi revelado no passado mês de setembro, em Paris. A sua chegada ao mercado deverá acontecer apenas em 2020, sendo secundado, pouco tempo depois, por um SUV igualmente elétrico, cujo protótipo será visto no Salão de Xangai.

As marcas premium do grupo, como a Audi e a Porsche não irão recorrer a esta plataforma para os seus modelos de topo elétricos, mesmo que a Audi possa utilizá-la para os modelos mais pequenos como o A1 ou A3.