M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A rede de Superchargers da Tesla tem sido usada gratuitamente pela maior parte dos clientes da marca americana de carros elétricos. Estes supercarregadores de alta velocidade têm sido, nos últimos cinco anos, um dos principais atrativos para a compra de novos exemplares, mas os custos deste sistema são demasiado elevados para manter esta oferta. Agora, este serviço passa a ter um custo para todos os utilizadores.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Há dois anos que a Tesla vem ameaçando que o uso gratuito dos Superchargers ia acabar eventualmente. E a confirmação de que o fim estava próximo foi prevista quando a versão de base do Tesla Model 3 foi apresentada sem poder ter qualquer forma de acesso gratuito à rede.

Fora algumas exceções, os novos clientes apenas vão ter direito a vouchers de 100 dólares gratuitos, enquanto clientes normais terão que pagar à volta de 25 cêntimos por kWh, dependendo em que estado dos Estados Unidos habitam. Com o serviço gratuito, a Tesla ofereceu aos seus clientes mais de 400 GWh de energia, que teriam resultado numa entrada de 100 milhões de dólares nos cofres da marca americana, se a energia tivesse sido vendida normalmente.

Com a Tesla a precisar de apresentar lucros, esta medida faz sentido para a marca. Em todo o caso, os preços para uso dos Superchargers não são elevados, mesmo em comparação com a gasolina barata disponível nos Estados Unidos. Também é possível que a marca opte por baixar os preços dos seus automóveis na América do Norte, agora que o uso dos Superchargers não é apenas um custo sem retorno.