Toyota, Mazda e Denso unem-se para desenvolver elétricos

28/09/2017

Numa conjunção de esforços para acelerar o desenvolvimento e implementação da tecnologia elétrica na indústria automóvel, a Mazda Motor Corporation (Mazda), a Denso e a Toyota Motor Corporation (Toyota) vão dar origem a uma nova companhia em que engenheiros das três companhias vão trabalhar a tempo inteiro e em conjunto para “assegurar a implementação eficiente dos projetos de desenvolvimento técnico conjunto”.

De acordo com um comunicado emitido pelas três empresas, esta é uma resposta às cada vez mais restritivas normas anti-poluição estabelecidas por diversos países e regiões mundiais, ao mesmo tempo que ‘protegem’ o crescimento sustentável das companhias neste novo cenário mais desafiante em termos de evolução tecnológica.

A recém-criada empresa, denominada EV C.A. Spirit Co., Ltd, estará sediada em Nagoya, no Japão, com a pretensão de acelerar os veículos elétricos para o campo da produção, considerando que essa tecnologia, que “carece ainda de ampla aceitação do mercado”, obriga a “investimentos enormes e a tempo de desenvolvimento para cobrir todos os mercado e segmentos de veículos, o que coloca os construtores individuais sob enorme pressão para responder à grande variedade de procura de veículos em todo o mundo”. Ainda assim, notam, a tecnologia elétrica “é essencial (…) juntamente com os veículos de pilha de combustível”.

Este acordo cobre, então, uma série de tipologias de modelos, dos citadinos aos pequenos comerciais, passando pelos ligeiros de passageiros, procurando acelerar o processo de desenvolvimento dos elétricos com recurso à tecnologia de planeamento e informação computacional da Mazda, à eletrónica da Denso e à plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture) da Toyota.

Entre os âmbitos desta nova empresa estarão a pesquisa a fundo das características que definem a performance ideal e as funções de um VE do ponto de vista dos componentes individuais e de todo o veículo, além da verificação dos componentes e da sua instalação após a primeira fase. Numa derradeira fase, serão examinados os conceitos otimizados de cada componente para cada classificação de veículo de forma a que estejam perfeitamente alinhados.

A companhia será liderada por Shigeki Terashi, cabendo à Toyota a maioria do investimento (90%), cabendo à Mazda (5%) e Denso (5%) os restantes valores de participação. A EV C.A. Spirit Co., Ltd, estará aberta à participação de outras marcas ou companhias tecnológicas.