Até aqui, o modelo Alpha do Project Portal tem sido usado em testes com regularidade, transportando cargas dentro dos portos de Los Angeles e Long Beach, nos Estados Unidos. O Alpha esteve em ação durante um ano, pelo caminho percorrendo mais de 15 mil quilómetros, desde abril de 2017. No processo, ajudou a reduzir a pegada ecológica destes portos da Califórnia, emitindo apenas vapor de água como resultado do uso do hidrogénio como fonte de energia.
Agora, a Toyota revelou ao mundo o modelo Beta, o seu segundo camião com células de combustível, que promete percorrer em redor dos 500 quilómetros com um único tanque de hidrogénio. A marca japonesa trabalhou na eletrónica, cablagem e outros componentes para extrair esta autonomia do camião, sem perder as outras capacidades, como um motor de 670 cv e um binário de 1800 Nm, usando um sistema duplo combinado do automóvel Mirai.
O Project Portal concentra-se essencialmente em desenhar camiões para uso dentro de estruturas portuárias, em circuito fechado, embora esta tecnologia possa ser usada para transporte de mercadorias diretamente para zonas industriais. Mesmo assim, há muito potencial de mercado para um futuro modelo de produção derivado do Beta. O porto de Los Angeles é um dos principais contribuintes para a poluição atmosférica da cidade, com 16 mil camiões em circulação. Mais de 43 mil camiões são usados nesta função nos Estados Unidos, pelo que há muito potencial de crescimento para a tecnologia gerada pela Toyota.
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