Os autocarros limpos vão surgir em maior número nas cidades portuguesas, com mais de 500 autocarros a gás natural e elétricos aprovados para aquisição por parte do Governo de António Costa.

A assinatura do acordo de aceitação para a aquisição de mais autocarros a gás natural comprimido e elétricos, bem como para o estabelecimento de mais postos de abastecimento, decorreu ontem, estando assim prevista a chegada de novos veículos mais ecológicos e menos poluentes para os transportes públicos urbanos.

No total, serão comprados 510 autocarros, dos quais 438 a gás natural e 72 elétricos, e instalados 31 pontos de carregamento elétrico e quatro postos de gás natural. Estes irão substituir outros tantos com motores de combustão interna, projetos que vão custar 145 milhões de euros, segundo o Ministério do Ambiente.

As entidades que adiram aos “autocarros limpos” terão 46,2 milhões de euros através do Fundo de Coesão. Com os novos veículos a trabalhar, estima-se que serão poupados 8,6 milhões de litros de gasóleo anualmente.

Com Lusa.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.