VExpo 2017: Lisboa acolhe Salão do Veículo Elétrico e mobilidade

Pedro Junceiro
Pedro Junceiro
Editor Conteúdos

Com o objetivo de colocar a mobilidade sustentada na ordem do dia, o Museu dos Coches, em Lisboa, vai acolher a primeira edição da VExpo 2017 – Salão Internacional do Veículo Elétrico, Híbrido e da Mobilidade Inteligente entre os próximos dias 25 a 28 de maio.

Num evento em que o foco estará nos veículos de propulsão alternativa, os portugueses vão poder esclarecer todas as dúvidas sobre os carros elétricos e híbridos, estando mesmo disponíveis diversos modelos de diferentes marcas para ensaio.

Com a mobilidade elétrica cada vez mais em foco, fruto da própria orientação das marcas automóveis nesse sentido, a VExpo 2017 surge como uma resposta à necessidade manifestada por algumas das marcas automóveis que, desta forma, poderão expor os seus veículos e mostrar a sua validade nos grandes centros urbanos, onde o silêncio e, sobretudo, as emissões zero são grandes mais-valias.

O evento irá decorrer num espaço dedicado do Museu dos Coches, com o formato a ser considerado “inovador” pela organização, havendo uma área exterior de onde sairão os carros para os test-drives e um auditório onde decorrerão conferências e workshops, num modelo informal tipo TED Talks.

Marcas demonstram interesse

Com uma grande aceitação por parte das marcas, conforme referiu fonte da organização ao Motor 24, o VExpo 2017 terá no Automóvel Clube de Portugal (ACP) um parceiro importante, com esta entidade a convidar os seus 250 mil sócios para visitarem a VExpo.

O certame será inaugurado pelo secretário de estado adjunto e do ambiente, José Mendes, que já confirmou a sua presença. Por sua vez, os presidentes e vereadores das 308 Câmaras Municipais são convidados a participar na inauguração oficial, no dia 25 de maio, e a debater temas da mobilidade sustentável nas cidades. O vereador do ambiente e espaços verdes da Câmara Municipal de Lisboa, José Sá Fernandes, será um dos oradores da conferência com o tema “Autocarros elétricos e frotas de empresas”.

A conferência abordará ainda as soluções e incentivos para o transporte elétrico nas cidades, o mercado de energia elétrica e o desenvolvimento do setor de veículos elétricos, o desenvolvimento do mercado automobilístico de Veículos elétricos, PHEV e as perspetivas para o mercado de energia, os incentivos à aquisição de veículos elétricos para particulares e empresas e a rede de postos de carga rápida.

Além dos automóveis, também serão expostas motos, scooters e bicicletas elétricas, postos de carregamento e baterias.