É já este fim de semana que o primeiro Salão do Automóvel Elétrico, Híbrido e da Mobilidade Inteligente (VExpo 2017) irá ter lugar no Museu dos Coches, em Lisboa, num evento em que a tecnologia elétrica estará em grande destaque.

Um dos grandes atrativos para este certame, além das conferências repletas de nomes importantes – tanto de marcas, como de empresas fornecedoras de serviços, como de entidades políticas – será a possibilidade oferecida aos visitantes de poderem ensaiar por breves momentos alguns dos mais populares veículos elétricos e híbridos atualmente disponíveis no mercado.

Ponto de destaque será a presença dos Tesla em duas formulações diferentes: o Model S e o Model X. Ambos surgem como as visões mais arrojadas da mobilidade elétrica da marca criada por Elon Musk, tratando-se o primeiro de uma berlina executiva e o segundo de um SUV de grandes dimensões, tendo como pontos em comum a elevada componente tecnológica e as prestações dignas de desportivos.

Mas há muitos outros modelos prontos para serem observados e testados pelos consumidores lusos que ali se desloquem, como são os casos do novo Volkswagen e-Golf e Golf GTE, variantes elétrica e híbrida, respetivamente, deste renovado modelo familiar da marca alemã. O primeiro tem a sua potência e autonomia aumentadas (300 km no caso deste segundo critério), ao passo que o GTE mantém o seu sistema híbrido em que a possibilidade de rodar até 50 km em modo elétrico é ponto a ter em conta.

Por outro lado, a Kia surge neste salão com o seu Soul EV, uma variante mais ecológica deste peculiar modelo compacto, que promete diversão e funcionalidade num conjunto muito interessante, havendo ainda que contar com o best-seller elétrico da Nissan, o Leaf. Dono de um percurso de grande sucesso no mercado global, o Leaf conta com autonomia reforçada desde meados do ano passado, merecendo ainda destaque pela sua habitabilidade.

Outros carros em evidência serão o Hyundai IONIQ HEV, ou seja, a variante híbrida deste novo modelo que, recorde-se, terá três opções distintas – elétrico, PHEV e HEV – de forma a corresponder às expectativas de cada utilizador. Do mesmo grupo chegará igualmente o Kia Niro, que se assume como um crossover híbrido de linhas harmoniosas e funcionalidade elevada.

Também na linha dos crossovers, o Mitsubishi Outlander PHEV merece amplo destaque, sendo um dos carros híbridos que mais se tem destacado ao longo dos últimos meses, proporcionando uma abordagem diferente para um modelo que pode ser utilizado de forma muito realista fora de estrada. Num âmbito mais familiar, o Renault ZOE também irá estar a postos para test-drives, sendo este um modelo também em foco na medida em que conta com autonomia reforçada. A imagem não muda, mas a autonomia apontada em ciclo NEDC é de 400 km. Mais realisticamente, aponte-se para os 300 km.

Além desses, estarão disponíveis diversas motos e bicicletas elétricas de diversos fabricantes. O VExpo 2017 realiza-se entre os dias 25 e 28 de maio, tendo horário de abertura das 10 horas às 20 horas nos dias 25 e 26 de maio e das 10 horas às 22 horas no fim de semana. O custo da entrada é de 6 euros, sendo de 3 euros para séniores e sócios do ACP.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.