A autonomia dos veículos elétricos continua a ser apontada como a grande dificuldade a ultrapassar para que a sua implementação se torne mais disseminada. Contudo, para ajudar a contornar esta questão, um grupo de entidades relacionadas com a tecnologias e com a indústria automóvel uniu-se em 2012 para criar a Hubject, um consórcio que teve na BMW, Bosch, Daimler, EnBW, Innogy e Siemens os seus membros-fundadores.

Agora, recebe um novo membro, por intermédio da Volkswagen, que aposta na mobilidade elétrica enquanto procura restabelecer-se na sequência do caso das emissões poluentes de que foi protagonista.

Este projeto tem por base a intenção de facilitar o carregamento de veículos elétricos, uniformizando métodos de pagamento e de terminais de carregamento, sendo que só assim conseguirão aumentar a base de aderentes à causa elétrica.

Neste momento, de acordo com os dados da companhia, contam-se quase 40.000 postos de carregamento público distribuídos por três continentes, contribuindo para uma paridade entre fornecedores energéticos (incluindo a Efacec) por meio do eRoaming, uma solução que visa facilitar os meios de carregamento de veículos elétricos.

Assim, também a Volkswagen passa a dispor de mais estações de carregamento públicas e um esquema de pagamento mais acessível para todos os clientes da marca, numa fase em que se prepara uma forte ofensiva de produtos elétricos da marca de Wolfsburgo.