A Efacec continua empenhada em manter o seu estatuto de empresa da linha da frente em matéria de soluções de carregamento para os carros elétricos, tendo apresentado hoje as suas alternativas para o mercado nacional. O objetivo é tornar os processos de carregamento mais rápidos e simples, tendo por base o conceito de sistemas modulares (Modular Systems).

No evento digital “To The Future, Fast”, a Efacec apresentou as novas soluções de mobilidade elétrica com a criação de produtos mais sustentáveis e preparados para a digitalização e a indústria 4.0, inspirando-se no conceito de modularidade (Modular Systems), patenteado e aplicado pela empresa, pela primeira vez, em dezembro de 2020, num produto da área de Transformadores (o Transformador Core 40 MVA).

De acordo com a empresa, os produtos agora lançados oferecem design melhorado, maior controlo, mais e maior flexibilidade com gestão dinâmica de potência, reduzindo o tempo despendido no carregamento e facilitando o processo de manutenção.

Assim, no segmento de carga em corrente alternada (AC) para qualquer utilizador público, privado ou frotas, a Efacec criou a nova geração do ‘Public Charger’ com potências entre 11 kW e 22 kW em regime contínuo e saídas de até 2×22 kW, dando a possibilidade de carregamento em simultâneo de dois veículos elétricos. Nestes aparelhos, a Efacec aplicou uma nova interface, mais simples e mais intuitiva, permitindo ainda um acesso simplificado para manutenção. Poderão também receber terminais de pagamento, funcionalidade ‘smartcharging’ e atualização remotas de software ‘Over-The-Air’ (OTA).

A Efacec ampliou ainda a linha HV350, uma solução para o segmento de carregadores ultra-rápidos de alta potência, 350 kW, capazes de carregar todos os veículos elétricos, graças à introdução da versão HV350 G2, tendo potências de 350 kW/500 A contínuos, possibilidade de carga simultânea, funcionalidade ‘Smartcharging’ e arquitetura de suporte aos requisitos ‘Eichrecht’/’Calibration law’. Cumprindo a norma ISO 15118, este carregador HV350 G2 tem funcionalidade ‘Plug and Charge’. Em termos digitais, dispõe de funcionalidades de Ciber Segurança, atualizações remotas de software ‘Over-The-Air’, funcionalidade para suporte digital à manutenção remota e interface com utilizador customizável.

No segmento de carregadores rápidos, foi apresentada a nova plataforma QC (60, 90 e 120), que oferece design modular e permite upgrade progressivo da potência de 60 a 120 kW e tensões até 920 Vdc. Entre os seus atributos está a possibilidade de carga simultânea de três veículos elétricos em corrente contínua e/ou alternada, sendo as saídas configuráveis, a gestão dinâmica do carregamento, a funcionalidade ‘smartcharging’, funcionalidade ‘Plug and Charge’ e Ciber Segurança, entre outros, como o respeito pela norma ISO 15118. Pode também ser atualizado remotamente sem fios (OTA) e obedece a uma compactação mais eficaz.

A equipa de investigação e desenvolvimento da Efacec desenvolveu também uma nova ferramenta digital de gestão de carregadores e de redes de carregamento – EV Core – Charging Point Management System. A solução digital da Efacec, já implementada em vários clientes permite responder de forma eficaz e customizada às necessidades do negócio de cada cliente. Com esta solução, o cliente pode gerir toda a sua rede de carregamento de veículos elétricos, sendo a plataforma escalável, para garantir a sua compatibilidade com produtos futuros e construída em função das necessidades de informação do cliente.

Entre as suas características de ponta estão a possibilidade de customização às necessidades dos clientes, a fácil configuração, a integração com a aplicação ‘mobile’ e com sistemas externos, além da possibilidade de instalar um sistema inteligente de gestão de alarme, sendo ainda compatível com qualquer equipamento OCPP e com funcionalidade ‘smart charging’.

Todas as novas soluções de carregamento permitem a integração com o Load Management System (LMS) da Efacec, uma ferramenta que permite gerir dinamicamente a utilização de potências das estações no local da instalação, a gestão dinâmica com “smart meters”, bem como a integração com CPMS/OCPP e HMI web based.

Na abertura da apresentação, Ângelo Ramalho, Presidente do Conselho de Administração e CEO da Efacec, anunciou em primeira mão a extensão da plataforma QC com soluções até 180 kW ainda no primeiro semestre de 2021. Também a nova plataforma EVCore receberá novas funcionalidades em 2021, passando a incorporar acessos para manutenção e gestão de ativos. A nova geração de carregadores ultra-rápidos da gama HV, será lançada no primeiro semestre de 2022.

O evento contou ainda com a participação de António Félix da Costa, o piloto da DS Techeetah campeão do Mundo de Fórmula E, que analisou a evolução da aplicação da mobilidade elétrica na competição automóvel e a importância da criação de soluções mais sustentáveis que acelerem a mudança de paradigma do combustível ao elétrico.