A Opel quer deixar bem claro o seu manifesto pela mobilidade elétrica com a conversão de um Manta clássico num modelo vanguardista com motor elétrico, mas que não abdica da sua configuração de tração traseira e de caixa manual, dando assim origem ao Manta GSe ElektroMOD.

Lançado há mais de 50 anos com um motor a gasolina de quatro cilindros, o Manta é o primeiro ‘mod’ elétrico na história da marca alemã, com este Manta GSe ElektroMOD a combinar o melhor de dois mundos: as linhas clássicas de um ícone do estilo com a tecnologia avançada de uma mobilidade sustentável.

“O Manta GSe demonstra, de uma forma notável, o entusiasmo com que construímos automóveis na Opel. Combina a enorme tradição Opel com o compromisso atual de uma mobilidade livre de emissões, para um futuro mais sustentável e entusiasmante. A Opel já é, atualmente, elétrica graças a vários dos seus modelos, aos quais se junta, agora, o lendário Manta”, refere Michael Lohscheller, CEO da Opel.

O Opel Manta GSe ElektroMOD reflete o fascínio de uma crescente comunidade de fãs que tem transformado modelos clássicos como o Manta no denominado conceito ‘RestoMods’, recorrendo a tecnologias modernas e um novo ‘design’. É por essa razão que o motor de quatro cilindros cedeu o seu lugar, debaixo do emblemático capot preto dos desportivos Opel da década de 1970, a um propulsor elétrico com 108 kW (147 CV) de potência e 255 Nm de binário, em que o “e”, na sigla GSe, representa, agora, a eletrificação. O novo GSe é, assim, o Manta A mais potente alguma vez construído pela ex-equipa oficial da Opel. Em 1974 e 1975, o Manta GT/E era a versão mais potente da primeira geração graças a um motor de 105 CV.

O condutor tem, igualmente, a opção de utilizar a caixa manual original de quatro relações ou, simplesmente, engrenar a quarta velocidade e sair em modo automático. A bateria de iões de lítio de 31 kWh de capacidade permite uma autonomia média de cerca de 200 quilómetros. Tal como nos modelos de produção atuais, o Manta GSe consegue, também, recuperar energia nas travagens e armazená-la na bateria. O carregamento da bateria é feito através do carregador de bordo de 9.0 kW, monofásico ou trifásico AC (corrente alternada). Isto significa que é possível carregar totalmente a bateria do Manta em menos de quatro horas.

Círculo de identidades

Visualmente, o Manta GSe destaca-se pela nova identidade da Opel. Enquanto o Manta A foi a inspiração para o Opel Vizor do Mokka e do Crossland, o ElektroMOD conta agora com o Opel Pixel-Vizor, abrangendo toda a largura da secção dianteira. O Manta GSe consegue, inclusivamente, comunicar com o ambiente envolvente através de toda a superfície do ecrã LED, transmitindo mensagens ecológicas. A tecnologia LED é, também, utilizada nas luzes diurnas integradas, na iluminação principal, bem como nos farolins traseiros tridimensionais.

Opel Manta GSe ElektroMOD

A pintura em “amarelo néon” corresponde à recém-atualizada identidade corporativa da Opel e enquadra o capot preto com um contraste vibrante. Os guarda-lamas protegem, agora, jantes específicas de 17 polegadas da Ronal, dotadas de pneus com medidas de 195/40 à frente e 205/40 atrás. A bagageira conta com o ‘badge’ “Manta” escrito com o novo e moderno tipo de letra da Opel. Os frisos cromados originais dos guarda-lamas desapareceram, tal como acontecia antigamente nos veículos modificados e preparados para competição pela Irmscher.

Já o interior integra a mais recente tecnologia digital da Opel, fazendo com que a instrumentação clássica analógica, de formato redondo, passasse à história. No seu lugar, o condutor tem agora à frente um grande Opel Pure Panel, semelhante ao do novo Mokka de produção, com dois ecrãs integrados de 12 e 10 polegadas, orientado para o condutor, a apresentar todas as informações relevantes sobre o veículo, tais como o estado do carregamento da bateria e a autonomia. A música está disponível através de uma caixa Bluetooth da Marshall, lendária marca de amplificadores, um clássico moderno num outro clássico moderno.

Os bancos desportivos apresentam uma linha amarela decorativa, ao centro, tendo sido outrora desenvolvidos para o Opel Adam S, oferecendo, agora, um nível de conforto e de suporte lateral muito superiores aos do Manta original. O volante, de três braços, é da marca Petri, redesenhado pela Opel. O estilo dos anos 70 foi mantido e a marca amarela no topo do volante, na posição “12 horas”, é mais um elemento desportivo. Para além disso, as superfícies no ‘tablier’ e forros das portas são, agora, em cinzento mate, cor que combina na perfeição com os outros elementos neoclássicos pretos e amarelos. O tejadilho é forrado a Alcantara, completando, assim, o ambiente distinto do novo Opel Manta GSe ElektroMOD.

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