Além do ID.3, a Volkswagen vai ter uma outra atração elétrica no Salão de Frankfurt, com o e-up! confirmado para o certame germânico, propondo novas competências tecnológicas, desde logo pela maior capacidade da bateria, que aumentou de 18.7 kWh para 32.3 kWh, com correspondente incremento na autonomia elétrica, que será agora de 260 quilómetros.

A marca alemã quer levar a eletromobilidade a todos e, como tal, propõe uma nova abordagem com recurso ao e-up!, modelo citadino que surge agora redesenhado para ir ao encontro dessa mesma intenção. Imagem retocada e componente técnica mais forte, o e-up! será colocado à venda de imediato, tendo na Alemanha um preço de entrada mais baixo do que a versão precedente, apesar da melhoria das suas capacidades.

Com capacidade para quatro ocupantes, o e-up! demarca-se pelo aumento da capacidade da bateria, com consequente aumento da autonomia, agora a rondar os 260 quilómetros de acordo com o ciclo de medições WLTP. Com um consumo médio anunciado de 12.7 kWh/100 km, este poderá ser o modelo adequado para mais do que apenas viagens citadinas. A marca melhorou ainda os processos de carregamento, com o Volkswagen e-up! a poder carregar até 80% da sua bateria em cerca de 60 minutos numa tomada DC de até 40 kW.

A aplicação ‘maps+more’ para smartphone pode agendar, iniciar ou interromper o processo de carregamento, além de ter outras funcionalidades, como a ativação remota do sistema de climatização.

A Volkswagen promete que este é também um modelo divertido de conduzir graças ao baixo centro de gravidade e à rápida entrega da potência que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em 11,9 segundos para uma velocidade de ponta limitada a 130 km/h.

No mercado local, este elétrico terá um preço de entrada de 21.975€ (17.595€ com os incentivos fiscais), podendo também ser adquirido em regime de leasing.