A marca chinesa Great Wall, observando o grande sucesso dos veículos elétricos no mercado local, apresentou o Ora E1, um modelo 100% elétrico de pequenas dimensões que já se encontra à venda nalguns países da Ásia, com um preço de referência abaixo dos 8000 euros, o que o converte, dessa forma, no elétrico mais acessível do mundo.

Este Great Wall Ora R1 é um citadino de pequenas dimensões e posicionado como um modelo de baixo custo, com menos de 3,5 metros de comprimento e apenas 2475 mm de distância entre eixos. Face a isso, o motor elétrico debita apenas 35 kW (47 CV) de potência e 125 Nm de binário máximo, sendo pensado idealmente para utilização citadina. A prová-lo está a velocidade máxima de apenas 102 km/h

A autonomia estimada em ciclo NEDC é de 351 quilómetros, obtida a partir de uma bateria de 33 kWh que está coberta por uma garantia de oito anos ou 150 mil quilómetros. Os tempos de carregamento variam consoante a tomada utilizada, pelo que em ponto doméstico pode carregar a bateria em dez horas e, num ponto de carga rápido, pode ‘encher’ 80% da bateria em cerca de 40 minutos.

Esteticamente, a sua inspiração parece óbvia, com o smart forfour a surgir como ‘musa inspiradora’, atendendo ao aspeto bicolor e desenho semelhante ao da célula de sobrevivência Tridion da marca do grupo Daimler. Na frente, porém, o visual retro também parece buscar inspiração no Honda EV Urban Concept que foi revelado no ano passado.

No entanto, mais interessante é ainda o facto de a Great Wall, interessada numa expansão para novos mercados, poder vir a lançar este Ora R1 na Europa, ainda que nada tenha sido confirmado nesse sentido.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.