Todos os elétricos são obrigados a partir de julho de 2019 a emitir um ruído a baixa velocidade, para alertar quanto à sua presença perante peões. No entanto, se nos veículos com motor de combustão interna, a sonoridade é originada pelo mesmo, nos carros elétricos a liberdade na formulação de sonoridades é muito mais larga.
Desta forma, a família de modelos elétricos ID. irá utilizar um Sistema Acústico de Alerta de Veículos (AVAS) para gerar um som artificial em velocidades até aos 30 km/h ou em manobras de marcha-atrás. No ID.3, que estreia esta tecnologia, o som é audível tanto no interior, como no exterior, sendo que no interior há uma variação na intensidade sonora com base também na velocidade e na posição do acelerador. Para lá dos 30 km/h, o som de rolamento ganha maior predominância.
“A sonoridade de um veículo elétrico define a sua identidade. O som deveria ser confiante e agradável. Pode também ser futurista e impressionar pelo seu carácter único”, referiu o responsável pelo desenvolvimento de produto nos Carros de Passageiros da Volkswagen, Frank Welsch.
O novo ID.3 deverá chegar ao mercado nacional durante o verão de 2020.
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