AC: Designação de Corrente Alternada (Alternating Current). Ao contrário do que sucede na corrente contínua, que flui numa única direção (ver DC) a corrente alternada inverte periodicamente o sentido. É o tipo de energia elétrica de consumo doméstico.
Alimentação monofásica: Sistema mais comum de fornecimento de energia a eletrodomésticos de baixa potência. O recarregamento através de ligação monofásica é mais lento do que com ligação trifásica (ver Alimentação trifásica).
Alimentação trifásica: É utilizada em aplicações domésticas que requerem maior potência. A alimentação trifásica consegue transportar três vezes mais corrente do que o sistema monofásico, o que significa que o recarregamento é três vezes mais rápido.
Autonomia: A distância que o automóvel consegue percorrer segundo um ciclo de utilização (normas NEDC ou WLTP).
Ansiedade com a autonomia: Receio de que a bateria tenha carga insuficiente para chegar ao destino.
Bateria: Unidade de armazenamento de eletricidade composta por células onde a energia elétrica é convertida em energia química (carga) e de novo em energia elétrica (descarga) (ver Iões de lítio).
Bateria de iões de lítio: Um género de bateria recarregável. Durante a descarga, os iões de lítio transportam a corrente na bateria do elétrodo negativo para o positivo, através do eletrólito e da membrana separadora. Durante o recarregamento, os iões de lítio fazem o percurso inverso, do elétrodo positivo para o negativo.
Binário: É a força que imprime rotação. Os motores elétricos debitam a totalidade do seu binário instantaneamente, o que proporciona arranque e recuperações vigorosos.
Carga rápida intermédia: Em postos de recarregamento com corrente contínua (DC) a potências de 11 a 22 kW.
Célula: Componente eletroquímico formado por elétrodos, separador e eletrólito.
DC: Corrente Contínua (Direct Current) é um tipo de corrente elétrica que flui num único sentido. As baterias funcionam com corrente contínua. A corrente alternada (AC) é convertida em DC através de um retificador. Para receberem carga em AC, todos os veículos elétricos têm a bordo um retificador, ou inversor. Os postos de carregamento DC conseguem gerir maiores quantidades de energia, sendo por isso mais rápidos.
Estado de carga: ‘State of Charge’ (SOC) é o nível de carga da bateria apresentado em percentagem.
Híbrido: Possui um motor elétrico e um motor convencional térmico (combustão interna). Ao contrário do que sucede num veículo elétrico híbrido ‘plug-in’ (ver PHEV), o motor elétrico do híbrido é alimentado por uma bateria exclusivamente recarregada por ação da recuperação de energia cinética de travagem ou pelo motor térmico.
kW: Unidade de medida da potência elétrica, equivalente a 1,36 cv.
kWh: Abreviatura para “1000 Watts por hora”. Mede a energia elétrica. A capacidade das baterias é expressa em kWh. Uma bateria grande consegue debitar mais energia durante mais tempo.
Módulo: Um conjunto de células numa bateria de iões de lítio.
Motor: Os motores elétricos são relativamente simples, não precisam de embraiagem, conseguem debitar elevado binário numa gama de rotações alargada e não precisam de caixa de velocidades. O binário máximo está disponível logo à primeira volta do rotor.
NEDC: O ‘New European Driving Cycle’ (NEDC) foi o método estabelecido por lei para chegar a uma norma
europeia que traduzisse valores de consumos e emissões obtidos em laboratório. Foi substituído no dia 1 de setembro de 2018 pelo método ‘Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure’.
PHEV: ‘Plug-in Hybrid Electric Vehicle’. Trata-se de um veículo elétrico híbrido que combina um motor térmico com um motor elétrico e uma bateria que pode ser recarregada em casa ou num posto público.
Potência (cv): Débito de um motor, que também pode ser expresso em quilowatts (kW) quando se trata de motor elétrico.
Química: Compostos que intervêm nos elétrodos das células. A química influi no rendimento de uma bateria de iões de lítio.
Tempo de carga: O tempo que é necessário para recarregar a bateria, de zero a 100%. Quanto maior for a capacidade da bateria e mais lento o ponto de recarregamento, mais longo é o tempo necessário. A maior parte dos utilizadores prefere acrescentar carga em vez de esperar para recarregar de vazio a cheio.
Velocidade de carga: Autonomia acrescentada durante o tempo em que o veículo está ligado à carga para chegar ao destino. Leva em linha de conta a potência do carregador externo e do carregador de bordo, bem como o consumo de energia do automóvel nos ciclos de testes de homologação.
WLTP: Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure é a norma que sucede ao NEDC. Automóveis novos matriculados desde 1 de setembro de 2018 são certificados de acordo com o ciclo WLTP. Utilizando velocidades médias mais elevadas, até 131 km/h, bem
como variações mais acentuadas de velocidade e procedimentos de teste mais exigentes, fornece uma melhor estimativa de consumos sob condições de utilização mais realistas. É medido em laboratório
ZEV: Zero Emissions Vehicle. Um veículo ZEV não produz gases de escape (NOx ou CO2). Na categoria ZEV cabem bicicletas, veículos elétricos a bateria (BEV) e veículos a pilha de combustível (‘Fuel Cell’, FCEV).
Os veículos elétricos continuam a estar rodeados de muitas dúvidas por parte de muita gente, confundindo-se termos e nomenclaturas de forma constante. Para ajudar a perceber melhor todo o ecossistema dos elétricos, o Motor24, aproveitando um documento produzido pela Opel aquando da apresentação do seu primeiro elétrico, o Corsa-e, revela quais os principais termos a ter em conta quando se aborda este tema.