Mantendo-se, nalgumas marcas, a falta de modelos novos para entrega, o mercado automóvel nacional registou em julho de 2022 uma melhoria face ao mesmo mês de 2021, subindo 18,8% este ano, o que equivale a um total de 16.897 automóveis, de acordo com dados revelados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP). Esta entidade deixa ainda a ressalva que, face ao mês de julho de 2019, último ano antes da pandemia de Covid-19, existe uma quebra de 22,5%, embora as circunstâncias sejam substancialmente diferentes para permitir agora uma comparação direta.
Em termos globais, de janeiro a julho de 2022, o mercado registou uma queda de 5,9% face a igual período do ano anterior, tendo sido colocados em circulação 106.879 automóveis novos.
Por tipologia de veículo, registaram-se 14.495 automóveis ligeiros de passageiros no mês de julho de 2022, mais 17,6% do que no mesmo mês do ano de 2021, enquanto o mercado de janeiro a julho totalizou 89.944 unidades, o que se traduziu numa variação negativa de 4,1% relativamente ao período homólogo de 2021.
No caso dos veículos ligeiros de passageiros movidos a energias alternativas, vale a pena destacar o peso já dos automóveis 100% elétricos, que atingem já os 9,9% do volume total de ligeiros de passageiros novos. Se se considerarem outros tipos de energia, como os híbridos ou plug-in, nos sete meses de 2022, vale a pena notar que 38,2% era referente a esta categoria.
No caso dos Veículos Ligeiros de Mercadorias (VCL), o mercado registou, no sétimo mês de 2022, um ganho de 15,5% face ao mês homólogo do ano de 2021, com 1874 unidades matriculadas. Em termos acumulados, o mercado atingiu 13.604 unidades, o que representou um decréscimo de 19,7% por cento face ao mesmo período do ano de 2021.
Por último, no mercado de veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em julho de 2022 verificou-se um aumento de 92,7% em relação ao mês homólogo de 2021, tendo sido comercializados 528 veículos desta categoria. No acumulado do ano até final de julho, as matrículas desta categoria totalizaram 3331 unidades, o que representou um aumento de 17,2% relativamente ao mesmo período do ano anterior.
Peugeot na frente; quinteto em perseguição
No acumulado, a Peugeot mantém a liderança com uma vantagem cómoda, graças aos 10.313 veículos vendidos de janeiro a julho, ainda assim com uma ligeira quebra de 3,0% face ao mesmo período de 2021. Em termos de quota, a marca de Sochaux detém um valor de 11,47%, ligeiramente melhor do que os 11,34% do ano passado.
Atrás da Peugeot surge uma série de marcas relativamente próximas entre si, com a Mercedes-Benz em segundo lugar, com um total de 6309 unidades (-16,7% do que em 2021), para uma quota de mercado de 7,01%, enquanto a Renault está já no seu encalço. A marca francesa, que foi durante mais de duas décadas a líder consecutiva do mercado português, está na terceira posição com 6300 unidades matriculadas (-38,3%), para uma quota de mercado de 7,00%.
Seguem-se Toyota, com 6220 matrículas (mais 20,0% e quota de 6,92%), Citroën, com 5958 (-2,2% e quota de 6,62%) e BMW, com 5713 (-22,2% e quota de 6,35%).
MATRICULAS DE AUTOMÓVEIS LIGEIROS DE PASSAGEIROS | ||||||||
(Ligeiros de Passageiros e Ambulâncias) | ||||||||
Julho | Janeiro – Julho | |||||||
Unidades | % | Unidades | % | % no Mercado | ||||
2022 | 2021 | Var. | 2022 | 2021 | Var. | 2022 | 2021 | |
Peugeot | 1 600 | 1 108 | 44,4 | 10 313 | 10 633 | -3,0 | 11,47 | 11,34 |
Mercedes-Benz | 1 070 | 961 | 11,3 | 6 309 | 7 573 | -16,7 | 7,01 | 8,08 |
Renault | 716 | 1 172 | -38,9 | 6 300 | 10 204 | -38,3 | 7,00 | 10,88 |
Toyota | 786 | 617 | 27,4 | 6 220 | 5 184 | 20,0 | 6,92 | 5,53 |
Citroën | 1 088 | 508 | 114,2 | 5 958 | 6 091 | -2,2 | 6,62 | 6,50 |
BMW | 635 | 1 020 | -37,7 | 5 713 | 7 342 | -22,2 | 6,35 | 7,83 |
Dacia | 795 | 596 | 33,4 | 5 181 | 2 633 | 96,8 | 5,76 | 2,81 |
Volkswagen | 1 413 | 814 | 73,6 | 5 051 | 5 123 | -1,4 | 5,62 | 5,46 |
Hyundai | 706 | 855 | -17,4 | 4 682 | 4 413 | 6,1 | 5,21 | 4,71 |
Kia | 801 | 568 | 41,0 | 4 185 | 2 930 | 42,8 | 4,65 | 3,12 |
Seat | 568 | 885 | -35,8 | 4 123 | 4 828 | -14,6 | 4,58 | 5,15 |
Nissan | 518 | 550 | -5,8 | 3 239 | 3 875 | -16,4 | 3,60 | 4,13 |
Opel | 741 | 218 | 239,9 | 3 235 | 3 612 | -10,4 | 3,60 | 3,85 |
Fiat | 580 | 312 | 85,9 | 3 169 | 3 609 | -12,2 | 3,52 | 3,85 |
Ford | 626 | 297 | 110,8 | 2 495 | 3 024 | -17,5 | 2,77 | 3,22 |
Audi | 368 | 359 | 2,5 | 2 251 | 2 288 | -1,6 | 2,50 | 2,44 |
Volvo | 258 | 329 | -21,6 | 2 144 | 2 569 | -16,5 | 2,38 | 2,74 |
Mitsubishi | 89 | 193 | -53,9 | 1 292 | 1 010 | 27,9 | 1,44 | 1,08 |
Skoda | 218 | 247 | -11,7 | 1 210 | 1 228 | -1,5 | 1,35 | 1,31 |
Tesla | 11 | 0 | — | 1 061 | 629 | 68,7 | 1,18 | 0,67 |
MINI | 111 | 172 | -35,5 | 1 058 | 1 232 | -14,1 | 1,18 | 1,31 |
Cupra | 148 | 54 | 174,1 | 882 | 253 | 248,6 | 0,98 | 0,27 |
Jeep | 87 | 74 | 17,6 | 640 | 545 | 17,4 | 0,71 | 0,58 |
DS | 126 | 47 | 168,1 | 523 | 357 | 46,5 | 0,58 | 0,38 |
Honda | 69 | 69 | 0,0 | 513 | 411 | 24,8 | 0,57 | 0,44 |
Porsche | 61 | 66 | -7,6 | 423 | 443 | -4,5 | 0,47 | 0,47 |
Mazda | 74 | 73 | 1,4 | 412 | 447 | -7,8 | 0,46 | 0,48 |
Land Rover | 67 | 44 | 52,3 | 362 | 334 | 8,4 | 0,40 | 0,36 |
Jaguar | 22 | 29 | -24,1 | 249 | 257 | -3,1 | 0,28 | 0,27 |
Lexus | 22 | 24 | -8,3 | 204 | 257 | -20,6 | 0,23 | 0,27 |
Smart | 2 | 27 | -92,6 | 171 | 220 | -22,3 | 0,19 | 0,23 |
Alfa Romeo | 40 | 9 | 344,4 | 118 | 60 | 96,7 | 0,13 | 0,06 |
Suzuki | 34 | 9 | 277,8 | 102 | 69 | 47,8 | 0,11 | 0,07 |
Maserati | 17 | 5 | 240,0 | 41 | 15 | 173,3 | 0,05 | 0,02 |
Bentley | 9 | 1 | 800,0 | 39 | 16 | 143,8 | 0,04 | 0,02 |
Aiways | 10 | 0 | — | 23 | 0 | — | 0,03 | 0,00 |
Aston Martin | 4 | 3 | 33,3 | 21 | 18 | 16,7 | 0,02 | 0,02 |
Ferrari | 1 | 3 | -66,7 | 19 | 16 | 18,8 | 0,02 | 0,02 |
Lamborghini | 1 | 1 | 0,0 | 8 | 10 | -20,0 | 0,01 | 0,01 |
Alpine | 1 | 0 | — | 2 | 3 | -33,3 | 0,00 | 0,00 |
Iveco | 2 | 0 | — | 2 | 0 | — | 0,00 | 0,00 |
Man | 0 | 4 | -100,0 | 1 | 7 | -85,7 | 0,00 | 0,01 |
Total | 14 495 | 12 323 | 17,6 | 89 944 | 93 768 | -4,1 | 100,00 | 100,00 |
Origem: AT | ||||||||
Fonte: ACAP |