O mercado automóvel nacional registou em julho de 2022 uma recuperação face aos números do mesmo período do ano passado, embora a soma agregada dos primeiros sete meses do ano continue a ser de quebra (-5,9%). Energias alternativas representam uma fatia cada vez maior das vendas de ligeiros de passageiros.

Mantendo-se, nalgumas marcas, a falta de modelos novos para entrega, o mercado automóvel nacional registou em julho de 2022 uma melhoria face ao mesmo mês de 2021, subindo 18,8% este ano, o que equivale a um total de 16.897 automóveis, de acordo com dados revelados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP). Esta entidade deixa ainda a ressalva que, face ao mês de julho de 2019, último ano antes da pandemia de Covid-19, existe uma quebra de 22,5%, embora as circunstâncias sejam substancialmente diferentes para permitir agora uma comparação direta.

Em termos globais, de janeiro a julho de 2022, o mercado registou uma queda de 5,9% face a igual período do ano anterior, tendo sido colocados em circulação 106.879 automóveis novos.

Por tipologia de veículo, registaram-se 14.495 automóveis ligeiros de passageiros no mês de julho de 2022, mais 17,6% do que no mesmo mês do ano de 2021, enquanto o mercado de janeiro a julho totalizou 89.944 unidades, o que se traduziu numa variação negativa de 4,1% relativamente ao período homólogo de 2021.

No caso dos veículos ligeiros de passageiros movidos a energias alternativas, vale a pena destacar o peso já dos automóveis 100% elétricos, que atingem já os 9,9% do volume total de ligeiros de passageiros novos. Se se considerarem outros tipos de energia, como os híbridos ou plug-in, nos sete meses de 2022, vale a pena notar que 38,2% era referente a esta categoria.

No caso dos Veículos Ligeiros de Mercadorias (VCL), o mercado registou, no sétimo mês de 2022, um ganho de 15,5% face ao mês homólogo do ano de 2021, com 1874 unidades matriculadas. Em termos acumulados, o mercado atingiu 13.604 unidades, o que representou um decréscimo de 19,7% por cento face ao mesmo período do ano de 2021.

Por último, no mercado de veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em julho de 2022 verificou-se um aumento de 92,7% em relação ao mês homólogo de 2021, tendo sido comercializados 528 veículos desta categoria. No acumulado do ano até final de julho, as matrículas desta categoria totalizaram 3331 unidades, o que representou um aumento de 17,2% relativamente ao mesmo período do ano anterior.

Peugeot na frente; quinteto em perseguição

Por marcas (tendo em conta apenas o mercado de ligeiros de passageiros), o mês de julho foi particularmente benéfico para a Peugeot, que matriculou 1600 unidades (mais 44,4% do que no mesmo mês do ano passado), ocupando uma quota de 11,04% neste ano, o mesmo se aplicando à Volkswagen, que matriculou 1413 unidades (mais 73,6% do que em julho de 2021), para uma quota de mercado de 9,75%. A Citroën foi a terceira mais vendida no mês, com 1088 unidades, logo à frente da Mercedes-Benz, que matriculou 1070 veículos.

No acumulado, a Peugeot mantém a liderança com uma vantagem cómoda, graças aos 10.313 veículos vendidos de janeiro a julho, ainda assim com uma ligeira quebra de 3,0% face ao mesmo período de 2021. Em termos de quota, a marca de Sochaux detém um valor de 11,47%, ligeiramente melhor do que os 11,34% do ano passado.

Atrás da Peugeot surge uma série de marcas relativamente próximas entre si, com a Mercedes-Benz em segundo lugar, com um total de 6309 unidades (-16,7% do que em 2021), para uma quota de mercado de 7,01%, enquanto a Renault está já no seu encalço. A marca francesa, que foi durante mais de duas décadas a líder consecutiva do mercado português, está na terceira posição com 6300 unidades matriculadas (-38,3%), para uma quota de mercado de 7,00%.

Seguem-se Toyota, com 6220 matrículas (mais 20,0% e quota de 6,92%), Citroën, com 5958 (-2,2% e quota de 6,62%) e BMW, com 5713 (-22,2% e quota de 6,35%).

Dacia, Volkswagen, Hyundai e Kia completam o top 10 das marcas mais vendidas de janeiro a julho, valendo a pena destacar o desempenho da marca romena, que cresceu 96,8% em vendas (para 5181 unidades), e da Kia, que aumentou em 42,8% ao longo de 2022 (para 41285 unidades).
MATRICULAS DE AUTOMÓVEIS LIGEIROS DE PASSAGEIROS
(Ligeiros de Passageiros e Ambulâncias)
Julho Janeiro – Julho
Unidades % Unidades % % no Mercado
2022 2021 Var. 2022 2021 Var. 2022 2021
Peugeot 1 600 1 108 44,4 10 313 10 633 -3,0 11,47 11,34
Mercedes-Benz 1 070 961 11,3 6 309 7 573 -16,7 7,01 8,08
Renault 716 1 172 -38,9 6 300 10 204 -38,3 7,00 10,88
Toyota 786 617 27,4 6 220 5 184 20,0 6,92 5,53
Citroën 1 088 508 114,2 5 958 6 091 -2,2 6,62 6,50
BMW 635 1 020 -37,7 5 713 7 342 -22,2 6,35 7,83
Dacia 795 596 33,4 5 181 2 633 96,8 5,76 2,81
Volkswagen 1 413 814 73,6 5 051 5 123 -1,4 5,62 5,46
Hyundai 706 855 -17,4 4 682 4 413 6,1 5,21 4,71
Kia 801 568 41,0 4 185 2 930 42,8 4,65 3,12
Seat 568 885 -35,8 4 123 4 828 -14,6 4,58 5,15
Nissan 518 550 -5,8 3 239 3 875 -16,4 3,60 4,13
Opel 741 218 239,9 3 235 3 612 -10,4 3,60 3,85
Fiat 580 312 85,9 3 169 3 609 -12,2 3,52 3,85
Ford 626 297 110,8 2 495 3 024 -17,5 2,77 3,22
Audi 368 359 2,5 2 251 2 288 -1,6 2,50 2,44
Volvo 258 329 -21,6 2 144 2 569 -16,5 2,38 2,74
Mitsubishi 89 193 -53,9 1 292 1 010 27,9 1,44 1,08
Skoda 218 247 -11,7 1 210 1 228 -1,5 1,35 1,31
Tesla 11 0 1 061 629 68,7 1,18 0,67
MINI 111 172 -35,5 1 058 1 232 -14,1 1,18 1,31
Cupra 148 54 174,1 882 253 248,6 0,98 0,27
Jeep 87 74 17,6 640 545 17,4 0,71 0,58
DS 126 47 168,1 523 357 46,5 0,58 0,38
Honda 69 69 0,0 513 411 24,8 0,57 0,44
Porsche 61 66 -7,6 423 443 -4,5 0,47 0,47
Mazda 74 73 1,4 412 447 -7,8 0,46 0,48
Land Rover 67 44 52,3 362 334 8,4 0,40 0,36
Jaguar 22 29 -24,1 249 257 -3,1 0,28 0,27
Lexus 22 24 -8,3 204 257 -20,6 0,23 0,27
Smart 2 27 -92,6 171 220 -22,3 0,19 0,23
Alfa Romeo 40 9 344,4 118 60 96,7 0,13 0,06
Suzuki 34 9 277,8 102 69 47,8 0,11 0,07
Maserati 17 5 240,0 41 15 173,3 0,05 0,02
Bentley 9 1 800,0 39 16 143,8 0,04 0,02
Aiways 10 0 23 0 0,03 0,00
Aston Martin 4 3 33,3 21 18 16,7 0,02 0,02
Ferrari 1 3 -66,7 19 16 18,8 0,02 0,02
Lamborghini 1 1 0,0 8 10 -20,0 0,01 0,01
Alpine 1 0 2 3 -33,3 0,00 0,00
Iveco 2 0 2 0 0,00 0,00
Man 0 4 -100,0 1 7 -85,7 0,00 0,01
Total 14 495 12 323 17,6 89 944 93 768 -4,1 100,00 100,00
Origem: AT
Fonte: ACAP