O aumento dos valores de CO2 estará relacionado diretamente com a crescente popularidade dos modelos de estilo SUV, argumenta uma das principais organizações governamentais britânicas, o Comité para as Alterações Climáticas (CCC).

De acordo com este organismo, o aumento das vendas de SUV repercute-se num aumento também das emissões de CO2, fazendo assim com que as medidas de combate às emissões de dióxido de carbono sejam praticamente anuladas.

“A popularidade dos SUV está a cancelar os ganhos nas emissões derivados das melhorias na tecnologia, com potenciais implicações sérias para o cumprimento das metas do carbono do Reino Unido”, refere a CCC, que elogia, ainda assim, as metas do plano governamental para reduzir as emissões até ao ano de 2040.

A CCC revela ainda que “existe uma ausência de medidas que abordem o mercado rapidamente crescente de maiores emissões, incluindo os Sport Utility Vehicles (SUV)”.

Mais pesados e com um formato não tão aerodinâmico como as tradicionais berlinas ou compactos familiares, os SUV acabam por ter uma maior pegada ambiental, de acordo com a CCC.