Em ano de pandemia com grandes restrições à mobilidade, mas também com o substancial aumento de automóveis equipados com motorizações eletrificadas, a média de emissões de CO2 dos automóveis de passageiros novos vendidos na União Europeia (mais Islândia, Noruega e Reino Unido) caiu em cerca de 12% comparativamente com 2019.

De acordo com os resultados obtidos pela Agência Europeia do Ambiente (EEA), que revelou os dados provisórios das emissões dos automóveis novos registados em 2020, tanto de passageiros, como para comerciais ligeiros, houve um passo significativo para a redução do impacto do setor dos transportes rodoviários no total das emissões poluentes no Velho Continente, caindo numa média de 12% entre os veículos de passageiros e 1,5% entre os comerciais, aqui justificando-se pela menor variedade de eletrificação disponível.

A média das emissões de CO2 para os automóveis de passageiros novos na União Europeia em conjunto com os outros três países no ano de 2020 foi de 107,8 g/km em ciclo NEDC (130,3 g/km com o novo ciclo WLTP), menos 14,5 g/km de CO2 do que o valor de 2019, sendo também o primeiro decréscimo neste indicador desde 2016, a partir de quando o aumento das vendas dos SUV e a crescente preferência por motores a gasolina fez aumentar gradualmente o valor médio das emissões de CO2 até 2019.

A quota de veículos elétricos no mercado europeu também cresceu de 3,5% em 2019 para 11% em 2020, embora seja preciso notar que desses apenas 6% dizem respeito a automóveis 100% elétricos, com os outros 5% a serem híbridos plug-in com autonomia elétrica.

Nos comerciais ligeiros, com cerca de 1.4 milhões de novos veículos registados na Europa, a média de emissões foi de 157,7 g/km, ou seja, 2,3 g/km menos do que o valor de 2019. A quota de veículos elétricos neste segmento também cresceu, mas numa proporção substancialmente menor do que nos automóveis ligeiros de passageiros, passando de 1,4% em 2019 para 2,3% em 2020.

Portugal entre os melhores

Avaliando os países de forma individual, a Noruega é aquele que melhor desempenho tem nas emissões de CO2, com uma média de apenas 38,2 g/km, tendo o segundo melhor, a Islândia, o dobro das emissões, com 80,2 g/km. Os Países Baixos surgem no terceiro lugar, com 82.3 g/km, seguindo-se a Suécia, com 93,4 g/km, Dinamarca, com 95,3 g/km, e Portugal, com 97,5 g/km (118 g/km em ciclo WLTP). Subtraindo os países que não fazem parte da União Europeia, Portugal está em quarto lugar.

Por motorização, venderam-se 73,668 unidades a gasolina, 49.115 a gasóleo, 9971 híbridos a gasolina, 7843 elétricos, 1907 híbridos Diesel e 1814 a GPL.