Nas grandes cidades mundiais, o estacionamento é um dos maiores problemas para muitos dos habitantes, que não encontram onde deixar os seus carros durante a noite. Contudo, para os mais abastados, esse problema pode ser contornado, mesmo que com um custo muito elevado. Que o diga um dos homens de negócios de Hong Kong, que pagou quase 600.000 euros (5.18 Milhões HK) por uma vaga de estacionamento, estabelecendo um novo recorde em termos de valor pago por um lugar de parqueamento.

Percebendo que o estacionamento (ou a falta dele) é uma situação complexa em cidades superpopuladas – como é o caso de Hong Kong – e com a procura a tornar-se cada vez mais intensa, em especial para os abastados homens de negócios que, geralmente, têm carros de maior valor e pouco interesse em deixá-los na rua, os preços de estacionamento têm vindo a elevar-se para valores bastante altos. Contudo, para muitos dos proprietários de veículos exóticos, sujeitar os seus carros aos rigores da rua parece ser algo impensável.

Foi esse o motivo que levou o empresário Kwan Wai-Ming, diretor-executivo da companhia de investimentos Huarong Investment Stock Corporation, a decidir-se pela compra de um lugar de estacionamento por aproximadamente 585 mil euros, de acordo com o jornal local Southern China Morning Post. Esse junta-se a mais dois lugares que havia comprado em janeiro num condomínio de luxo denominado Upton, na zona costeira, em Sai Ying Pun. Um dos lugares custou 425 mil euros (3.78 Milhões HK) e o outro 448 mil euros (3.98 Milhões HK), ambos geridos pela Emperor International Holdings.

A mais recente aquisição de Kwan Wai-Ming distingue-se por ter 17,5 m2, sendo 40% maior do que os lugares habituais em Hong Kong, devendo ser esse o motivo pelo qual o valor agora pago supera o anterior recorde para uma vaga de estacionamento, que era de 540 mil euros pago em outubro num prédio de Mid-Levels, igualmente em Hong Kong.

Kwan Wai-Ming tinha, ainda, a opção de deixar o seu carro num estacionamento público do lado contrário ao do seu condomínio, por um custo em redor dos 350 euros mensais (3.000 HK), mas, como explica Ricky Tang, diretor geral da Ricacorp Propreties’ West Mid-Levels, o estacionamento não só é importante em termos de estatuto, mas também é uma questão de manter o veículo em segurança, sobretudo para os que podem pagar os montantes pedidos.

“É difícil dizer se estas aquisições valem o dinheiro que eles pagam, uma vez que os compradores os encaram como necessidades e podem pagá-los”, é citado Tang no Southern China Morning Post.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.