Enquanto algumas ainda temem estar junto de carros elétricos nos dias de chuva, a noção de mobilidade elétrica vai dando mais passos em frente. O mais recente foi dado pela companhia germânica Torqeedo, que recorre às baterias desenvolvidas pela BMW para o seu i3 para equiparem os seus iates de luxo.

O Grupo BMW tem vindo a fornecer as suas baterias elétricas produzidas na fábrica de Dingolfing à Torqeedo, uma ainda jovem companhia de iates e barcos de luxo fundada em 2005 para utilização nos sistemas eletrificados Deep Blue. A Torqeedo tem vindo a desenvolver esforços no sentido de se tornar numa das principais fornecedoras de soluções elétricas e híbridas para a mobilidade aquática, com potências entre os 1 e os 160 CV, podendo ser aplicadas em iates, ferries ou táxis marítimos.

“Esta transferência bem-sucedida da mais recente tecnologia automóvel para a água é um testemunho do valor da abordagem integrada que constitui a BMW i”, referiu Alexander Kotouc, Diretor de Produto da BMW i.

O Grupo BMW desenvolve e produz as baterias de iões de lítio para o i3, as quais são compostas por oito módulos, cada um com 12 células. Os conectores, cablagem, sensores de monitorização, aquecimento e de arrefecimento também são desenvolvidos pela marca alemã. A mais recente geração de baterias estreadas no i3 conta com o mesmo peso e dimensões da versão inicial, mas com capacidade aumentada em mais de 50%, sendo agora de 33 kWh (94 Ah).

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